UFSC divulga edital para processo seletivo 2020.2


Vagas são para curso de medicina no campus de Araranguá e para outros cursos de graduação que tiveram cadeiras remanescentes do Vestibular 2020. Inscrições gratuitas ocorrem de 13 a 27 de outubro. UFSC Araranguá
UFSC/Divulgação
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou nesta quarta-feira (23) o edital para o processo seletivo 2020.2. As vagas são para o curso de medicina no campus de Araranguá, no Sul do estado, além de outros cursos de graduação que tiveram cadeiras remanescentes do Vestibular 2020. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas entre 13 e 27 de outubro no site da UFSC.
No total, são 549 vagas em 27 cursos dos cinco campi da UFSC. Além de Araranguá, a universidade está presente também em Florianópolis, Joinville, no Norte, Blumenau, no Vale do Itajaí, e Curitibanos, no Oeste. Do total de vagas, 489 são remanescentes do Vestibular 2020 e outras 60 são para o curso de medicina de Araranguá, com 30 alunos para o semestre 2020.2 e 30 para o 2021.1.
Podem participar do processo seletivo estudantes que concluíram ou estão prestes a concluir o ensino médio. A seleção vai levar em conta a média obtida pelo candidato em uma das edições do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), dos anos de 2017, 2018 ou 2019. Apenas uma das médias pode ser usada e o candidato precisa ter tirado pelo menos 200 pontos na redação. Também há notas mínimas para cada uma das disciplinas, informação que está especificada no edital. Os candidatos que participaram do Enem como “treineiros” não poderão utilizar as notas obtidas para participar da seleção.
Neste processo seletivo, também haverá a política de cotas. Segundo o edital, elas têm como alvo estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiências. Também haverá recorte de renda.
Por causa da pandemia do novo coronavírus, o processo seletivo ocorre em substituição do tradicional vestibular com provas presenciais. Em relação ao concurso para o ano de 2021, a UFSC afirmou que ainda não há edital, mas as provas presenciais devem ocorrer entre maio e abril do próximo ano, a depender da pandemia.
Cronograma do processo seletivo
A confirmação da inscrição definitiva deve estar disponível no site do processo seletivo a partir de 17 de novembro. O resultado da seleção será divulgado a partir de 14 de dezembro, de acordo com a UFSC. Depois, haverá prazo para recursos. A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) prevê concluir o processo seletivo até 21 de dezembro. A lista de aprovados será divulgada no site da seleção.
Dúvidas podem ser enviadas para o email coperve@coperve.ufsc.br. Também há plantão por telefone, das 9h às 13h nas segundas, quartas e sexta-feiras. O número é (48) 3721-9951.
Veja vídeos do Jornal do Almoço
Veja mais notícias do estado no G1 SC