UFJF oferece auxílio psicológico para ajudar na adaptação de estudantes

O projeto é realizado através de uma parceria entre Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) e o Centro de Psicologia Aplicada (CPA). Psicólogo destacou importância da ação. Desde o segundo semestre de 2017, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) mantém um projeto de extensão para atendimento psicológico aos alunos. Denominado “Acompanhamento Psicológico ao Discente”, o serviço é gratuito, sendo realizado através de uma parceria entre Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) e o Centro de Psicologia Aplicada (CPA). O objetivo é ajudar os estudantes a lidarem com estresse, ansiedade, dificuldade de adaptação, dentre inúmeros outros desafios.
A coordenadora do CPA e professora do Departamento de Psicologia, Alinne Nogueira Coppus, explicou que a parceria entre o Centro e a Pró-reitoria surgiu a partir da identificação do crescimento da demanda dos estudantes por atendimento psicológico.
“A criação do projeto surgiu na tentativa de atender a esse público interno. A iniciativa coincide com um movimento, dentro da UFJF e de outras universidades, de mobilização em prol da saúde mental dos discentes no meio universitário”, destacou.
Segundo a professora Alinne Nogueira, no primeiro semestre de vigência do projeto foram atendidos no Centro de Psicologia Aplicada 12 estudantes, num total de 42 sessões.
O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Marcos Souza Freitas, ressalta que, além da parceria com o CPA, são desenvolvidas na Proae ações em para atendimento e acolhimento aos estudantes da UFJF.
“É importante que os alunos e alunas saibam que, em qualquer questão emergencial, podem procurar diretamente a Pró-reitoria, falar com um de nossos psicólogos que prontamente serão atendidos. Em condições de menor urgência, temos um plantão psicológico”, revelou.
A equipe do setor é composta por psicólogos, que atuam de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, no Campus de Juiz de Fora, e das 7h às 19h, na sede administrativa do campus avançado de Governador Valadares.
O Centro de Psicologia Aplicada da UFJF funciona na Rua Santos Dumont, nº 214, no Bairro Granbery. Para agendar atendimento no projeto é preciso entrar em contato com o setor pelo telefone (32) 3216-1029.
Psicólogo destaca importância da ação
O psicólogo Luiz Carlos Felício Carvalho conversou com o G1 e elogiou a iniciativa da universidade. Segundo ele, um projeto como este é de grande importância devido à dificuldade que muitos estudantes enfrentam para externar os sentimentos vividos neste período de transição.
“Já fiz parte do CPA no passado e admiro este serviço oferecido atualmente, especialmente focado na saúde mental dos estudantes. É uma oportunidade que os acadêmicos têm para pedir auxílio na hora de organizar mentalmente suas vidas. É importante que os discentes que enfrentam dificuldades procurem ajuda, pois isso pode evitar que cheguem a tomar atitudes extremas”, explicou.
Entre as principais dificuldades enfrentadas neste período de transição, o psicólogo Luiz Carlos Felício destacou a mudança de cidade, que acarreta em largar o ciclo familiar e de amigos.
“Os alunos estão muito preparados para passar no vestibular, mas em muitos casos não estão prontos para o que vem depois. Um caminhão de mudanças que nem sempre são rapidamente assimiladas. Um novo ciclo na vida com locais novos, pessoas novas e uma série de situações inéditas”, destacou.

Powered by WPeMatico