UFJF e UFSJ oferecem curso gratuito para alunos cotistas que farão Enem


Totalmente online, iniciativa é feita por mais de 60 estudantes de graduação. Veja como se inscrever. Caderno de provas do Enem 2019 – 1º dia
Ana Carolina Moreno/G1
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) abriram inscrições nesta sexta-feira (30) para o curso de extensão “Tutoria Enem”.
A iniciativa tem o objetivo preparar alunos cotistas de todas as idades para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. As aulas são gratuitas e on-line.
As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico, em qualquer período até o dia da prova. As vagas são limitadas e, quando surgem, são divulgadas pelas redes sociais do projeto e oferecidas de acordo com a demanda a excedentes, atendendo ao maior número possível de alunos cotistas.
Mais de 60 estudantes de graduação da UFJF e da UFSJ lecionam as aulas e preparam os materiais que abrangem 12 conteúdos exigidos pelo Enem. As disciplinas são disponibilizadas pelas plataformas Google Meet e Classroom, além do contato via grupos do Whatsapp, promovendo um diálogo e garantindo a proximidade aluno-professor, que ficou desfavorecida no atual cenário pandêmico.
A coordenadora do curso e professora da Faculdade de Educação da UFJF, Rosilene Pereira, explicou como ação ajudará os estudantes. “O curso de extensão universitária é uma ação que ocorre junto à comunidade, possibilitando o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido pelos estudantes na graduação. Ele amplia a relação da comunidade com a Universidade”, afirmou.
Além das aulas, o curso conta com espaço para resolução de dúvidas, apoio psicológico, material e acesso a internet para os que necessitam.
Cada coordenador de disciplina tem uma equipe de vários tutores que auxiliam em aulas ao vivo, produção de materiais e listas de exercícios que são enviados aos alunos toda semana.