‘Top model’ chega ao Globoplay: relembre disputa entre irmãos e agência de modelos


Novela de Antonio Calmon e Walther Negrão tem Malu Mader, Nuno Leal Maia, Cecil Thiré, Marcelo Faria, Susana Vieira e Rita Lee. Veja curiosidades e fotos. Malu Mader e Taumaturgo Ferreira em ‘Top Model’, 1989
Nelson Di Rago/Globo
“Top model” é a novela que entra no Globoplay nesta segunda (23). Exibida entre 1989 e 1990, a trama de Antonio Calmon e Walther Negrão tinha como foco a história dos irmãos Gaspar (Nuno Leal Maia) e Alex Kundera (Cecil Thiré).
Para ajudar a entrar no clima, o G1 publica curiosidades sobre a novela, com dados do Memória Globo (leia mais ao fim da reportagem).
Webdoc novela – Top Model (1989)
Gaspar é um ex-hippie e surfista quarentão que cuida dos filhos que teve com mulheres diferentes: Elvis (Marcelo Faria), Jane (Carol Machado), Ringo (Henrique Farias), Lennon (Igor Lage) e Olívia (Gabriela Duarte).
Seu irmão Alex é um yuppie – jovem executivo que gasta demais –, dono da confecção Covery e de uma agência de modelos. Os dois têm personalidades e estilos de vida diferentes e disputam tudo, desde mulheres até a atenção da mãe, Morgana (Eva Todor).
Top Model: Duda desfila
Cheia de humor, a novela também narrou as descobertas e os problemas de adolescentes: separação dos pais, primeira menstruação, masturbação e gravidez precoce.
E, claro, os dilemas da agência de modelos e de Duda (Malu Mader), menina pobre que se transforma em garota-propaganda da confecção Covery, encanta Alex, mas é apaixonada pelo grafiteiro Lucas (Taumaturgo Ferreira), foragido da Justiça.
Nuno Leal Maia lembra com carinho do seu personagem: “Muita gente, principalmente surfistas, me chamaram de Gaspar Kundera por muito tempo. O mais engraçado é que eles acham que eu surfo maravilhosamente, mas eu nunca surfei! Eu aprendi um pouquinho no início e guardei a prancha maravilhosa que ganhei do Leo Kastrup. A repercussão dessa novela foi muito grande, foi um dos maiores sucessos que eu fiz na Globo”, contou em entrevista ao Memória Globo.
Top Model: Gaspar acorda os filhos
Curiosidades
O mascote Maradona, cachorro da família Gaspar, foi um dos destaques da novela. Mistura de labrador e airedale com golden retriever, o cão fazia de tudo: reclamar com movimentos de cabeça, tapar os olhos com as patas quando sentia vergonha, ficar em pé, fazer piruetas, brincar, carregar objetos, pular obstáculos e fazer companhia. Maradona tinha dois dublês: Kiwi e Kauê.
“Top Model” teve participação especial de Marília Pêra, como a mãe de Lucas, e de Regina Duarte, Susana Vieira e Rita Lee, como mães dos filhos de Gaspar.
Zezé Polessa e Drica Moraes, que estreavam na TV Globo, foram as grandes revelações da novela, vivendo as engraçadas Naná e Cida, respectivamente. A novela também marcou a estreia de vários atores na emissora: Gabriela Duarte, Adriana Esteves, Marcelo Faria e Flávia Alessandra.
A trama fez sucesso entre os jovens, que se identificaram com as situações vividas pelos filhos de Gaspar.
Veja fotos
Cecil Thiré com Malu Mader na novela ‘Top model’
Reprodução/TV Globo
Malu Mader em ‘Top Model’, 1989
Nelson Di Rago/Globo
Nuno Leal Maia e Rita Lee em ‘Top Model’, 1989
Nelson Di Rago/Globo
Maria Zilda, Nuno Leal Maia, Regina Duarte e Zezé Polessa em ‘Top Model’, 1989
Nelson Di Rago/Globo
Igor Lage, Gabriela Duarte, Marcelo Faria, Henrique Farias e Carol Machado em ‘Top Model’, 1989
Nelson Di Rago/Globo
Evandro Mesquita em ‘Top Model’, 1989
Nelson Di Rago/Globo
Eva Todor em ‘Top Model’, 1989
Nelson Di Rago/Globo
Cecil Thiré e Taumaturgo Ferreira em ‘Top Model’, 1989
Nelson Di Rago/Globo
Carol Machado e Igor Lage em ‘Top Model’ em 1989
Nelson Di Rago/Globo
Antonio Calmon, 2008
Cicero Rodrigues/Memória Globo