Tom Bloch, banda gaúcha extinta em 2009, tem influência celebrada em disco que reúne Kassin e Érika Martins


Idealizado por Leonardo Vinhas, tributo fonográfico agrega 13 artistas de seis estados do Brasil. ♪ Banda que esteve em atividade na cena alternativa gaúcha entre 1999 e 2009, tendo sido fundada pelo cantor e compositor Pedro Veríssimo, Tom Bloch transitou por vários festivais do Brasil e, ao longo de uma década de existência, exerceu certa influência sobre artistas do circuito independente do universo pop nacional.
Idealizado e produzido desde 2019, quando fazia dez anos do fim da banda e quando também fazia 20 anos do primeiro show (efeméride que motivou breve reunião de Tom Bloch naquele ano de 2019 para apresentação comemorativa em Porto Alegre), o tributo Sob a influência / Tom Bloch ganhou forma em ritmo mais lento do que o previsto, por conta da pandemia, mas já está pronto e tem lançamento agendado para quinta-feira, 1º de abril de 2021, pelo selo Scream & Yell.
Com capa assinada por Pedro Bopp, o disco apresenta regravações do repertório de Tom Bloch, feitas por 13 artistas e bandas residentes em seis estados do Brasil.
O elenco foi recrutado pelo jornalista e produtor cultural Leonardo Vinhas – idealizador e curador do disco – na mesma cena indie na qual militou o grupo gaúcho.
O título do tributo Sob a influência reproduz o nome da música que abre o segundo álbum de Tom Bloch, 2, lançado em 2008, quando a banda já estava reduzida a uma dupla formada pelo vocalista Pedro Veríssimo como o baterista Iuri Freiberger, músico polivalente que se revezou entre a bateria e as programações e os teclados, além de te produzido e mixado o disco. No tributo, a música Sob a influência reaparece na voz do cantor baiano andre L.R. Mendes.
A partir de 1º de abril, o disco estará disponível nas plataformas de streaming, mas também poderá ser baixado gratuitamente no site Scream & Yell. A edição do disco para download inclui faixa-bônus gravada pela própria banda Tom Bloch.
Trata-se de Thalassocracy (1994), registro de canção de Frank Black que a Tom Bloch gravou para tributo canadense ao artista norte-americano, mas que nunca havia sido lançado.
Contracapa do disco ‘Tom Block / Sob a influência’
Arte de Pedro Bopp
♪ Eis, na ordem do disco, as 13 músicas e os intérpretes do tributo Sob a influência / Tom Bloch :
1. O amor (Zero sobrevivente) – Érika Martins (SP)
2. Vendetta – O Fio (PR)
3. Pela ciência – Albaca (RJ)
4. Entre nós dois – Meio Amargo (PA)
5. Situação de dança – Kassin (RJ)
6. Questão de tempo – Ana Clara (PA)
7. Carbonos perfeitos – Beto Só (DF)
8. Sorte – Fábio Cardelli (SP) e Filipe Vianna (DF)
9. Sob a influência – andre L.R. Mendes (BA)
10. A invenção – Vivian Benford (RJ)
11. O refém – Andrio Maquenzi (RS)
12. Fracassos – Animal Interior (DF)
13. Thalassocracy – Tom Bloch (faixa-bônus da edição para download do disco)