Todo negócio precisa ter um aplicativo próprio?

Brasileiros têm em média 83 apps baixados no celular e usam 12 deles por dia, mostra pesquisa feita por uma empresa americana. Todo negócio precisa ter um aplicativo próprio?
Hoje tem aplicativo para chamar táxi, para pedir comida, para bater papo ou ouvir música. E, se quiser, tem mais de uma opção para cada atividade. Mas, será que todo negócio precisa de um aplicativo?
A consultora Juliana Simões afirma que o app é indispensável para negócios que usam geolocalização, como entrega de comida ou táxi. Mas, para outros, nem tanto. Ela cita como exemplo grandes e-commerces que vendem pelo desktop e plataformas diferentes. Nesses casos, o app é só mais um canal, um meio de comunicação para chegar ao consumidor.
Então, antes de investir o dinheiro, já que o mínimo que o empreendedor vai gastar para desenvolver um app é R$ 50 mil reais, vale, também, testar o modelo de negócio em outra plataforma.
Para ter sucesso, o app precisa ter um design bacana, intuitivo, entregar o que prometeu, acompanhar a experiência do usuário de perto e ser atualizado sempre.
“Por conta das novas gerações, é tudo muito rápido. Então, dependendo da categoria, o app tem que ser atualizado, trazer categorias novas e poucos bugs, porque pra desinstalar é dois segundos”, diz a consultora Juliana Simões.
Uma pesquisa feita por uma empresa americana, que analisa o mercado de aplicativos, constatou que o brasileiro tem em média 83 baixados no celular e usa em média 12 por dia.
O Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e China em número de downloads. Em 2017 foram mais de 6 bilhões. Um dos desafios, depois de desenvolver o app, é chamar a atenção e engajar o usuário, além de fazer com que ele não apague o app depois de baixar e usar.
A consultora Juliana Simões afirma que existem várias formas de se fazer isso com ações de marketing.
Outra questão importante é o tamanho do app. Eles vão ocupando espaço na memória do celular. O aparelho vai ficando lento, pesado. Para voltar ao ritmo normal o usuário deleta aplicativos que usa menos. Os desenvolvedores, claro, estão de olho nisso. E alguns grandes apps já começaram a fazer versão light, com 70% do tamanho original.
Juliana Simões também ressalta que os aplicativos não correm o risco de morrer. Para ela, vão surgir novas tecnologias, mas que haverá uma adaptação dos aplicativos.
ACADEMIA DE LUTAS E MUSCULAÇÃO STEEL TEAM
Rua Barão do Bananal, 958 – Vila Pompéia
São Paulo/SP – CEP: 05024-000
Telefone: (11) 2507-7799 / (11) 96753-0942
Email: contato@steelteam.com.br
Fanpage: steelteam
Instagram @steelteam_
Site: www.steelteam.com.br
RANK MY APP
Alameda Santos, 1773 – 4º andar – Cerqueira César
São Paulo – SP – CEP: 01310-100
Telefone: (11) 97218-7156
Site: www.rankmyapp.com.br
Email: contato@rankmyapp.com.br
VOOPTER
Site: https://voopter.com.br/
E-mail: suporte@voopter.com
Telefone: (11) 3819-1161