Titãs recriam, e também destroem, a produção áurea da banda no molde de trio acústico



Grupo revive ‘Homem primata’ em ritmo de ska no segundo EP com registros de estúdio de músicas de show revisionista. Capa do EP ‘Trio acústico 02’, dos Titãs
Divulgação
Resenha de EP
Título: Titãs – Trio acústico EP 02
Artista: Titãs
Gravadora: Warner Music
Cotação: * * 1/2
♪ “Enquanto houver sol, ainda haverá”, canta Sergio Britto, sugerindo a palavra esperança para completar o verso do refrão da melodiosa balada de 2003 que Britto compôs para os Titãs no molde da canção Epitáfio, o hit que impulsionou o álbum lançado pela banda em 2001.
Enquanto houver sol abre o segundo EP do projeto Trio acústico, show sem eletricidade que os Titãs montaram em 2019 com roteiro retrospectivo, rebobinado em estúdio por Branco Mello (voz, baixo e violão), Sergio Britto (voz, piano e baixo) e Tony Bellotto (violão e guitarra acústica) para gerar álbum neste ano de 2020.
Disponibilizado na sexta-feira, 3 de julho, Trio acústico EP 02 apresenta mais oito músicas das 24 regravações feitas em estúdio e chega a mercado exatos três meses após a edição, em 3 de abril, do primeiro EP com registros de outras oito músicas do show Trio acústico.
Por mais que esse projeto seja a rigor um meio de sobrevivência para os Titãs na selva do mercado, a força do repertório da banda paulistana é inegável e o molde acústico ajuda eventualmente a iluminar melodias envolventes como a de Enquanto houver sol.
Despida da vestimenta new wave típica dos anos 80 com que foi apresentada na gravação original de 1984, a canção Toda cor (Marcelo Fromer e Ciro Pessoa) também é favorecida no formato acústico e ganha tom elegante com arranjo de violoncelo e violão.
Reggae do mesmo álbum, Titãs (1984), que apresentou a canção Toda cor, Go back (Sergio Britto a partir de poema de Torquato Neto) soa meramente curioso no EP por ser cantado em espanhol com citação do reggae Stir it up (Bob Marley, 1972).
Música-título do segundo álbum da banda, lançado em 1985, Televisão é sintonizada em frequência quase similar à do registro original e, por isso mesmo, perde peso no confronto com gravações anteriores, inclusive a feita pelo grupo no álbum Acústico MTV de 1997.
Desse mesmo disco acústico, responsável por revigorar os Titãs no mercado fonográfico após álbuns de menor receptividade popular, a canção Nem 5 minutos guardados (Sergio Britto e Marcelo Fromer, 1997) tem a arquitetura preservada pelo arranjo calcado no toque de piano, com violoncelos dando tom lírico à gravação sem cair em registro meloso.
Por fim, Bichos escrotos (Arnaldo Antunes, Nando Reis e Sergio Britto, 1986), Homem primata (Sergio Britto, Marcelo Fromer, Nando Reis e Ciro Pessoa, 1986) e Polícia (Tony Bellotto, 1986) – três músicas do furioso terceiro álbum dos Titãs, Cabeça dinossauro (1986) – têm plastificadas a aura punk original dessas composições, inadequadas para os tons plácidos de projetos acústicos.
Ouvir Homem primata em ritmo de ska pode soar curioso, mas apenas corrobora que – sendo a vida cruel e o capitalismo, selvagem – os Titãs sobrevivem na selva de pedra criando e recriando, mas também destruindo, tudo o que produziram desde os primórdios. Mas resta uma esperança, enquanto houver sol…