Tire todas as dúvidas sobre isenção do Enem. Prazo termina hoje 

Estudantes chegam para realizar as provas do Enem

Estudantes chegam para realizar as provas do Enem
RR7/Edu Garcia

Os candidatos interessados em pedir isenção na taxa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) têm até às 23h59 desta quarta-feira (10) para fazer o pedido. O valor da taxa é de R$ 85.

Mais de 2,1 milhões de estudantes pediram isenção no Enem 2019

A isenção não é automática, nem mesmo para os alunos do 3º ano do ensino médio de escolas públicas. Os interessados devem entrar na página do Enem e fazer a solicitação. O resultado será divulgado no dia 17 de abril.

Os participantes que forem reprovados poderão entrar com recurso, no período de 22 a 26 de abril, na Página do Participante. O resultado do recurso será divulgado, no mesmo endereço, a partir do dia 2 de maio.

Aqueles que tiveram isenção no Enem 2018 e não compareceram nos dois dias de provas deverão justificar a ausência para poder solicitar isenção na edição deste ano.

Quem não precisa pagar a taxa do Enem?

De acordo com as informações divulgadas no edital, são quatro grupos:

1- Estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio na rede pública;

2- Candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública;

3- Aqueles que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);

4- Para estudantes da rede privada, podem realizar o Enem gratuitamente aqueles que tenham bolsa integral e com renda per capita de até meio salário mínimo, ou até três salários mínimos de renda familiar.

Enem 2019

As inscrições para o Enem deverão ser feitas no período de 6 a 17 de maio. Os participantes que tiveram ou não a isenção aprovada também devem fazer a inscrição para participar do exame.

O Enem será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia de prova, os participantes responderão a questões de linguagens e ciências humanas e farão a prova de redação. Para isso, terão 5 horas e 30 minutos.
No segundo dia, os estudantes terão 5 horas para resolver as provas de ciências da natureza e matemática.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep e no aplicativo oficial do Enem até o dia 13 de novembro. O resultado será divulgado, conforme o edital, em data a ser divulgada posteriormente.

As notas do Enem podem ser usadas para ingressar em instituição pública pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), para obter bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior pelo ProUni (Programa Universidade para Todos) e para obter financiamento pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).


Arte R7