Tia e sobrinha vão fazer a prova do Enem juntas pela primeira vez, em João Pessoa


Cristiana e Isabele Vicente se dizem nervosas e prejudicadas com a falta de aulas presenciais. Uma precisou tomar remédio contra ansiedade e a outra não dormiu na véspera. Isabele e Cristiana Vicente: sobrinha e tia
Sayaka Shoji/G1
Meia hora antes da abertura dos portões, já era possível ver muitos candidatos que farão o Enem 2020 em João Pessoa em frente à faculdade FPB, um dos locais de provas da cidade. O clima era tranquilo, sem registros de incidentes graves, e os presentes estavam todos de máscaras e respeitando o distanciamento social. Entre aqueles que chegaram bem cedo, destaque para Cristiana Severina Vicente e Isabele Vicente da Costa, tia e sobrinha, que têm respectivamente 32 e 24 anos de idade.
Enem 2020: acompanhe as últimas notícias sobre o 1º domingo de prova
É a primeira vez que ambas fazem a prova juntas. E vão fazer exatamente no mesmo local. Elas dizem que atrapalhou muito o fato de viver a semana que antecedeu o Enem sem saber se o exame seria ou não cancelado.
Isabele, por sinal, diz que não conseguiu dormir à noite: “Fiquei nervosa e não conseguia dormir à noite, preocupada”. Ela destaca também o medo da Covid-19 e confessa que está se sentindo muito insegura. “Os dados ficam mudando a toda hora e não sei como vai ser lá dentro, se vai ter distanciamento”, relata.
Ela pretende cursar administração e diz que estudou de forma remota em um cursinho e também em casa, sozinha.
A tia, Cristiana, também estudou sozinha. Ela quer cursar fisioterapia e diz que foi muito difícil se preparar sem aulas presenciais. E que até remédio para conter a ansiedade precisou tomar ao longo do ano. “É difícil, você se prepara sem saber se vai ter ou não vai ter (Covid-19)”.
Cristiana, no entanto, se disse feliz em estar ali, naquele momento pré-prova, ao lado da sobrinha. “É bom ter alguém próximo pra dar força e incentivar uma a outra”.
VÍDEOS: Lá Vem o Enem 2020