Tesla entrega primeiros carros produzidos em nova fábrica na China


Unidade começou a ser construída menos de um ano atrás. Expectativa é produzir cerca de 1.000 veículos por semana. Tesla inaugura fábrica em Xangai, na China
Yilei Sun/Reuters
A Tesla entregou na última segunda-feira (30) os primeiros veículos produzidos na nova fábrica da empresa em Xangai, na China. É a primeira unidade da empresa fundada por Elon Musk fora dos Estados Unidos.
A construção foi anunciada há pouco mais de um ano, em outubro de 2018, com investimentos de US$ 2 bilhões. O local iniciou as operações apenas 357 dias após o começo das obras – tempo considerado muito curto na indústria automotiva.
Os primeiros 15 veículos, todos Model 3, produzidos em Xangai, foram entregues aos funcionários da empresa que trabalham no local. Um deles, inclusive, aproveitou a ocasião para pedir a namorada em casamento.
Funcionário da Tesla pede namorada em casamento na inauguração da fábrica da empresa em Xangai, na China
Yilei Sun/Reuters
A expectativa é que as entregas para clientes comecem antes do ano novo chinês, em 25 de janeiro.
O responsável pelas operações da Tesla na China afirmou que a fábrica de Xangai deve alcançar produção semanal de 1.000 unidades do Model 3.
Além da fábrica, a Tesla irá investir em infraestrutura na China. A empresa deve dobrar o número de centros de serviço e estações de carregamento rápido em 2020, e planeja mais que dobrar sua força de trabalho pós-venda para 1.500 – atualmente, são cerca de 600 funcionários.
Primeiros veículos da Tesla produzidos na China
Yilei Sun/Reuters
A Tesla também anunciou recentemente que irá construir sua primeira fábrica na Europa, nas proximidades de Berlim, capital alemã.
VÍDEO: Tesla apresenta primeira picape – que falha em teste ao vivo
Tesla Cybertruck promete robustez, mas falha em teste ao vivo