Tecnologias transformam novo sedan em um dos carros mais seguros já fabricados


Volvo S60, lançamento da Volvo no Brasil, conta com uma série de recursos inovadores que podem evitar acidentes. Inovação tecnológica que vira segurança. O Volvo S60, novo sedan esportivo da montadora sueca, traz uma série de recursos inteligentes que evitam acidentes ou diminuem os efeitos de eventuais colisões.
O resultado é um dos carros mais seguros já fabricados pela indústria automotiva. Com monitoramento constante de obstáculos que podem ser perigosos e sistemas que ajudam o motorista a parar o carro ou desviá-lo de outros veículos, pedestres ou animais, o S60 garante tranquilidade para quem dirige e para os passageiros. Confira abaixo os principais itens de segurança do modelo.
City Safety
Sistema inovador que detecta veículos, pedestres, ciclistas e animais e para o carro em caso de necessidade. Também monitora veículos em rota de colisão em cruzamentos. O City Safety ainda auxilia o motorista a “girar” o volante quando precisa desviar de algum obstáculo para evitar uma colisão.
Alerta de mudança de faixa
Item de série do S60, o sistema de alerta de mudança de faixa emite um sinal sonoro e esterça o volante automaticamente quando percebe que o carro se aproxima da faixa de rodagem sem acionar a seta. Esse recurso é acionado quando o veículo está em velocidade entre 65km/h e 200km/h.
Sistema de proteção de saída
O S60 reconhece quando há risco de uma colisão e se “prepara” para diminuir o impacto do choque sobre o motorista e os passageiros. O sistema de proteção em saída de estrada detecta o momento em que o carro deixa a pista e, de forma automática, tensiona os cintos de segurança, reduzindo a mobilidade dos passageiros e, assim, evitando lesões.
Alerta de Ponto Cego e Mitigação de Pista Oposta
O sistema de alerta de ponto cego (BLIS) vem equipado com o chamado Cross Traffic Alert, que monitora uma área de 30 metros em volta do carro e emite um sinal sonoro quando percebe um veículo ou obstáculo próximo. Além disso, o alerta é mostrado graficamente na tela central de 9 polegadas. O S60 ainda tem o recurso de Mitigação de Pista Oposta, que freia o carro automaticamente para reduzir o dano de colisão com um veículo que se aproxima na contramão – esse sistema funciona em velocidades entre 60km/h e 140km/h.
Pilot Assist
Em velocidades até 130km/h, o S60 oferece um sistema inédito para o segmento de sedans. É o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de direção (Pilot Assist). O motorista define a velocidade do carro e a distância que quer manter para o veículo à frente. A condução, assim, torna-se mais relaxada e segura, com o carro obedecendo a esses parâmetros, sempre permanecendo na faixa.
Quer saber mais sobre o sedan esportivo da Volvo? Clique aqui para conferir todas as funcionalidades.