Tarifas de ônibus metropolitanos de Fortaleza têm reajuste de 6,30% a partir deste sábado

O último reajuste do serviço foi aplicado em fevereiro de 2017. A partir deste sábado (31), as tarifas das linhas do Serviço Regular Metropolitano de Passageiros, operado por ônibus, terão um reajuste médio de 6,30% em relação às tarifas vigentes, conforme cálculo tarifário realizado pelo Departamento de Trânsito do Ceará (Detran/CE) e homologado pela Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce).
Segundo o Detran, dessa forma, as transportadoras responsáveis pela prestação do serviço, que atende aos deslocamentos entre os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), aplicarão o reajuste às tarifas pagas pelos usuários dessas linhas, que interligam a Capital aos seguintes municípios: Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Eusébio, Aquiraz, Pacatuba, Guaiúba, Itaitinga, Horizonte, Pacajus, Chorozinho e São Gonçalo do Amarante.
O Detran afirmou que o último reajuste do serviço foi aplicado em fevereiro de 2017. A atual correção é fruto da repactuação das tarifas, instrumento disciplinado nos contratos de permissão, cujo cálculo leva em conta a atualização de preços dos insumos desde o último reajuste.
Exigências para empresários
Desde o ano passado, os novos ônibus incorporados à prestação do serviço devem ser equipados com ar-condicionado e com rede wi-fi, trazendo mais conforto e comodidade aos passageiros. De acordo com a legislação pertinente, dispõem da gratuidade nesse serviço os idosos (maiores de 65 anos), bem como as pessoas com deficiência ou hemofílicas que possuem o cartão do Passe Livre Intermunicipal Metropolitano.
As tarifas de Fortaleza para as localidades da região metropolitana variam de acordo com os chamados anéis tarifários.
A tabela a seguir apresenta os valores para os seis anéis, que se diferenciam de acordo com a extensão média das linhas:
Tarifa reajustada
Extensão média das linhas
1º. Anel – 16,52 km – Localidades de Caucaia e Maracanaú.
2º. Anel – 23,57 km – Localidades de Maracanaú, Aquiraz e Eusébio.
3º. Anel – 29,71 km – Localidades de Maranguape, Aquiraz, Caucaia, Itaitinga e Pacatuba.
4º. Anel – 33,40 km – Localidades de Aquiraz, Caucaia, Guaiúba, Maranguape e Pacatuba.
5º. Anel – 45,53 km – Localidades de Caucaia, Aquiraz, Horizonte, Itaitinga, Guaiúba, Pacatuba, Maracanaú, Pacajus e São Gonçalo.
6º. Anel – 71,27 km – Localidades de Chorozinho, Maranguape e São Gonçalo.

Powered by WPeMatico