Serventes, merendeiros e caixas escolares paralisam atividades em Macapá


Trânsito ficou interditado parcialmente no Centro. Grupo cobra benefícios que não teriam sido pagos em 2014. Governo do AP diz que efetuou pagamentos que estavam pendentes. Serventes, merendeiros e funcionários do caixa escolar paralisaram atividades nesta segunda-feira (12), em Macapá
Fabiana Figueiredo/G1
Serventes, merendeiros e servidores do caixa escolar da rede estadual de ensino paralisaram as atividades nesta segunda-feira (12), para cobrar benefícios não pagos em 2014. A manifestação interditou parcialmente o trânsito na Rua General Rondon, entre as avenidas FAB e Procópio Rola, no Centro de Macapá.
O governo do Amapá informou que no dia 7 de março efetuou o pagamento referente a dezembro de 2014, em torno de R$ 3 milhões, e que não reconhece mais pendências. O Estado reforçou que emitiu os recursos para trabalhadores que não judicializaram a situação e que aguarda o resultado do trâmite.
Os funcionários que participaram da paralisação ingressaram na justiça do trabalho cobrando os débitos. De acordo com os trabalhadores, a maioria já conseguiu sentenças favoráveis a eles, tanto na Justiça do Trabalho quanto no Tribunal Superior do Trabalho, tendo que receber aí em torno de R$ 10 mil cada um.
O advogado de muitos deles, Jean Dias, afirma que o governo não recebe os trabalhadores para conversar.
“São serventes e merendeiros que atuam na limpeza das escolas, na refeição das crianças e o governo vem retardar esses pagamentos. A gente espera que o governador reconheça o pagamento que já foi autorizado pela Justiça. Esses diretos foram reconhecidos há 3 anos e a classe não tem resposta. São trabalhadores doentes, que dedicaram a vida inteira a isso e estão esquecidos”, disse Dias.
Eles cobram salários atrasados, reconhecimento e pagamento do adicional de insalubridade, vale-transporte e férias vencidas.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

Powered by WPeMatico