Secretaria quer emplacar e cadastrar carroças de tração animal em Juazeiro do Norte


Objetivo é evitar que carroceiros despejem lixo em locais indevidos da cidade. Carroça de tração animal
Alan Tiago Alves/G1
A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, quer padronizar e emplacar as carroças da cidade usadas para coleta de lixo no município. O objetivo, segundo o diretor da pasta, Elói Silva, é controlar o despejo de resíduos em locais apropriados da cidade.
Conforme Silva, a cidade tem atualmente dois Ecopontos, locais que recebem entulho e resíduo dos carroceiros. Outros oito devem ser construídos até 2020, conforme a administração municipal.
“A gente quer fazer uma pintura padrão e colocar uma numeração, como um emplacamento. Se o carroceiro for flagrado despejando lixo em local proibido, a gente vai poder localizar e explicar o erro do despejo”, diz Elói Silva.
A Prefeitura de Juazeiro do Norte faz um estudo sobre a viabilidade da padronização, que será enviada à Câmara, que pode aprovar ou não o prejeto.
‘Sem punições’
Ainda conforme o diretor, o objetivo da proposta não é punir ou multar os carroceiros. “A gente sabe que muitos carroceiros têm essa tradição dos pais e dos avós e tem o serviço como única fonte de renda. A gente não quer acabar com esses serviços”, diz.
“É importante que cada um saiba o local apropriado de descartar o lixo; se ele fizer o despejo errado, ele vai ser identificado”, explica.

Powered by WPeMatico