Saiba qual a postura correta para ficar em frente ao computador

Má postura pode causar dores musculares e aumentar o cansaço

Má postura pode causar dores musculares e aumentar o cansaço

Pixabay

Uma boa postura ajuda a lidar com um dia longo de trabalho ou de estudos. As dores musculares nas costas, pernas e braços atrapalham o dia a dia e também prejudicam a produtividade. 

A professora de fisioterapia na Universidade de Medicina da São Paulo Raquel Casarotto explica que existe uma postura correta para sentar em frente ao computador e trabalhar com mais conforto.

A primeira orientação é em relação aos ajustes da cadeira. Segundo a professora, a coluna bem alinhada e apoiada no encosto, que deve estar levemente inclinado para trás. As pernas não podem ficar esticadas, porque os pés devem estar sempre apoiados no chão ou sobre um suporte para aliviar a pressão muscular e evitar dores.

Uma outra dica é manter a posição do cotovelo na mesma altura do teclado e o mouse. Essa é uma forma simples evitar lesões comuns como tendinite e bursite. Já o monitor deve ter o centro da tela posicionado na altura da visão, se necessário, utilize um apoio para ajustar a altura. Dessa forma, os músculos responsáveis por manter a visão em um mesmo ponto ficam menos cansados.

Ter uma boa postura e permanecer sentado durante o uso do computador, não é a única recomendação. “ A melhor postura é a alternância entre ficar sentado e em pé. É necessário levantar a cada uma hora e caminhar entre 5 a 10 minutos” afirma a professora. Raquel explica que ficar mais de três horas na mesma posição causa pressão na lombar e provoca edemas musculares.

 

As dicas para usar o computador de mesa valem também para o uso do notebook. Não utilizar uma cadeira bem regulada e apoiar o equipamento na cama ou no colo podem provocar dores musculares.

O uso continuo do celular também exige cuidados com a postura. A professora não recomenda o uso do aparelho para tarefas que demandam muito tempo por cansar a visão e o corpo. “Não há um modo correto para usar o aparelho, pois qualquer postura correta que usamos no computador, por exemplo, não se adequa para utilizar o dispositivo”.

Postura corporal trabalho computador

Postura corporal trabalho computador
Arte R7

*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques