Saiba o que abre e o que fecha durante a Semana Santa no Amapá


Maioria das instituições não vão funcionar na sexta-feira (30). Há instituições públicas com expediente suspenso desde esta quarta-feira (28). Feriado da Sexta-feira da Paixão recorda morte de Jesus Cristo
Abinoan Santiago/G1
O feriado é na Sexta-Feira da Paixão (30), mas já há órgãos que não funcionarão desde esta quarta-feira (28) no Amapá. Para deixar o internauta informado do que vai funcionar ou não, o G1 preparou uma lista com mudanças no horário de funcionamentos de órgãos públicos e privados na Semana Santa. Confira:
Centro comercial
A Fecomércio Amapá informou que, de acordo com as Convenções Coletivas de Trabalho (CCT), na sexta-feira não será permitido o funcionamento de seguimentos lojistas, de varejo de móveis e eletrodomésticos, de materiais de escritório e papelaria, de calçados, gêneros alimentícios, materiais de construção, elétrico e hidráulico e representantes comerciais.
Somente podem funcionar normalmente empreendimentos de comercialização de produtos farmacêuticos, que não possuem horário específico de funcionamento, pois possuem atividade de interesse público.
Supermercados
Os supermercados também não vão abrir na sexta-feira. No restante da semana, os atendimentos seguem normais, das 7h às 22h na quinta (29) e no sábado (31), e das 7h às 13h no domingo de Páscoa (1º). Somente o supermercado Fortaleza do Macapá Shopping tem atendimento diferente no domingo, das 7h às 21h.
Supermercados não abrirão na sexta-feira, em Macapá
Fabiana Figueiredo/G1
Shoppings
Nos três shopping de Macapá, haverá alteração no horário de funcionamento somente na sexta-feira. No Macapá Shopping e Amapá Garden Shopping os serviços da praça de alimentação e lazer funcionarão das 12h às 22h e as lojas não abrem na sexta. O Villa Nova Shopping ficará fechado.
Instituições públicas
O Governo do Amapá e a prefeitura de Macapá decretaram ponto facultativo para os servidores dos órgãos na quinta-feira. Não há expediente na sexta-feira, portanto as atividades retornam somente na segunda-feira (2).
No Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), o expediente da secretaria e do setor de ofícios foi suspenso desde esta quarta-feira e segue até sexta-feira. Os prazos processuais e administrativos que vencerem nesse período serão prorrogados para segunda-feira. Serão mantidos os funcionamentos dos plantões definidos pela presidência do tribunal.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) também não tem expedientes interno e nem externo desde esta quarta-feira. As atividades retornam na segunda-feira.
Não haverá expediente bancário na sexta-feira, mas canais alternativos são funcionar, segundo Febraban
Fabiana Figueiredo/G1
Bancos
Não haverá expediente bancário na sexta-feira, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Para realizar operações bancárias, o órgão orienta o uso de canais alternativos de atendimento, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes.
As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e carnês com vencimento marcado para sexta-feira poderão ser pagos no próximo dia útil, segunda-feira, sem incidência de multa.
Hospitais e postos de Saúde
O atendimento de urgência e emergência nos hospitais de Emergência (HE), da Mulher Mãe Luzia (HMML), de Santana (HS), Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – Zona Norte será mantido com atendimento 24 horas. O mesmo acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que respeitarão aos mesmos horários.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o Tô Na Rede!

Powered by WPeMatico