Saiba como cortar custos para tornar o negócio lucrativo

“É um trabalho chato e árduo. De formiguinha”, afirma um consultor de negócios. Em épocas de crise, todo empresário deve fazer exatamente isso: parar e se perguntar como reduzir custos. Saiba como cortar custos para tornar o negócio lucrativo
Em um restaurante e em uma lanchonete de São Paulo, os donos conseguiram cortar custos focando em detalhes que para muita gente são insignificantes.
“Com a crise, lucratividade caiu. Tínhamos de 13% com pequenas ações de redução de custos e voltamos pra 18%”, conta Luiz Cury Filho, diretor de franquias da rede de restaurantes.
Já José de Araújo Neto, dono de um bar em Curitiba, seguiu outro caminho: quando quis expandir viu que a operação seria muito cara. Ai ele montou um novo negócio: uma franquia de lanchonetes com estrutura mais enxuta.
Segundo o consultor de negócios, Arnaldo Curvello, em épocas de crise, todo empresário deve fazer exatamente isso: parar e se perguntar: como reduzir custos.
“É trabalho chato e árduo porque não há uma grande redução que vai resolver sua vida. Tem que ser trabalho de formiguinha em cada um dos seus centros de custos pra ir reduzindo aos poucos e no final você vai ver que é relevante”, diz Curvello.
A rede de restaurantes, por exemplo renegociou o aluguel das unidades em shoppings, substituiu lâmpadas comuns pelas de LED, o que reduziu em 15% a conta de luz e apesar de não reduzir os funcionários, preparou todos para serem multitarefas, ou seja, se tem fila no caixa, a montadora de prato pode ajudar.
Já a rede de lanchonete focou na negociação com fornecedores locais, reduziu o cardápido para 10 itens e passou o atendimento para o balcão. Na cozinha, de oito funcionários, ficaram dois e o hambúrguer é servido na bandeja, sem prato e os copos são descartáveis.
MR. HOPPY – UNIDADE SÃO CAETANO DO SUL
Av. Presidente Kennedy, 819 – Santa Paula
São Caetano Do Sul / SP – CEP: 09560-010
Telefone: (11) 4226-4070
Facebook: www.facebook.com/MrHoppyBrasil/
PATRONI
Rua Mário Enzio Pasqualucci, 287 – Vila São Francisco
São Paulo / SP – CEP: 04711-090
Telefone: (11) 5188-6880 / (11) 5182-3000
E-mail: expansao@patronipizza.com.br
Site: www.patronipizza.com.br e www.minhapatroni.com.br
ARNALDO CURVELLO – SÓCIO DIRETOR E GESTOR DA ATIVA INVESTIMENTOS
ATIVA INVESTIMENTOS
Rua Surubim, 373 – Sétimo Andar – Cidade Monções
São Paulo / SP – CEP: 04571-050
Telefone: (11) 4007 2447 ou 0800 285 0147
Email: atendimento@ativainvestimentos.com.br