Revalida 2021: inscrições para a 2ª etapa estão abertas


Exame é obrigatório para profissionais que possuem diplomas de medicina expedidos por universidades estrangeiras e querem exercer a profissão no Brasil. Inscrições abertas para segunda etapa do Revalida 2021
Reprodução/INEP
Os aprovados na primeira fase do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2021 já podem se inscrever para a segunda etapa da avaliação. A inscrição deve ser feita através do Sistema Revalida até as 23h59 (horário de Brasília) de domingo (28).
A prova será aplicada nos dias 18 e 19 de dezembro, segundo informação divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quinta-feira (25).
Aqueles que prestaram o Revalida em 2020 e foram aprovados na primeira etapa e reprovados na segunda também podem se inscrever.
Para a segunda etapa, estão disponíveis 7.280 vagas divididas entre 22 cidades da federação. São elas:
Aracaju (SE);
Belém (PA);
Belo Horizonte (MG);
Brasília (DF);
Campina Grande (PB);
Campo Grande (MS);
Curitiba (PR);
Fortaleza (CE);
Florianópolis (SC);
Goiânia (GO);
João Pessoa (PB);
Maceió (AL);
Manaus (AM);
Niterói (RJ);
Pelotas (RS);
Porto Alegre (RS);
Salvador (BA);
São Luís (MA);
São Paulo (SP);
Santa Maria (RS);
Teresina (PI); e
Uberlândia (MG).
O que é o Revalida
A prova faz parte do processo de revalidação de diplomas de medicina expedidos por universidades estrangeiras. Se for aprovado nas duas fases, o candidato passa a poder exercer a profissão no Brasil.
O exame é dividido em duas fases, ambas eliminatórias:
1ª) Avaliação escrita: composta por duas provas, uma objetiva, com 100 questões de múltipla escolha (P1), e outra discursiva, com por 5 questões discursivas (P2); em 2021, esta fase foi realizada em 5 de setembro.
2ª) Exame de habilidades clínicas, fase que será aplicada nos dias 18 e 19 de dezembro.
Cronograma da 2ª fase
Inscrições: de 25 a 28 de novembro
Provas: 18 e 19 de dezembro