Remover pen drive em segurança sem precisar ejetar é uma realidade

Desconectar um pendrive não será mais um risco

Desconectar um pendrive não será mais um risco
Pixabay

Retirar um pendrive ou um cartão de memória do computador sem ejetar é um risco que todo mundo já enfrentou em algum momento na vida. Muitas vezes nada de grave aconteceu, mas é fácil perder tudo o que estava salvo.

Os usuários de PC agora poderão ficar despreocupados e retirar o pendrive sem pensar duas vezes. O recurso “remoção rápida”, do Windows 10, foi confirmado pela Microsoft como uma maneira segura de desconectar o dispositivo. A novidade está disponível só a partir da versão 1809 do sistema operacional.

O fim do “ejetar” foi possível porque a nova versão do Windows 10 pode ser configurada para não usar oum determinado pendrive para armazenar dados temporário em cache ou realizar outras operações em segundo plano. Porém, isso causará alguma lentidão durante o uso do computador.

A função não será automática para todos os dispositivos conectados ao PC. Cada pendrive ou cartão de memória espetado na máquina deverá ter as configurações ajustadas. Após a primeira vez, o sistema irá reconhecer sozinho o que foi selecionado para ser retirados sem precisar ejeta antes.

Como fazer?

1) Ligue o dispositivo ao computador.
2) Clique com o botão direito do mouse em Iniciar e selecione Gerenciador de arquivos.
3) No Explorador de Arquivos, identifique a letra ou o rótulo associado ao dispositivo (por exemplo, Unidade USB (D 🙂 ).
4) Clique com o botão direito do mouse em Iniciar e selecione Gerenciamento de Disco .
5)Na seção inferior da janela Gerenciamento de Disco, clique com o botão direito do mouse no rótulo do dispositivo e clique em Propriedades
6) Selecione Políticas e, em seguida, selecione a política que você deseja usar.