Projeto desenvolve plantação de hortaliças para atender moradores de Formiga


A primeira horta comunitária da cidade vai funcionar no Bairro Água Vermelha. Banco de alimentos de Formiga atendeu 14 mil pessoas em 2017
Prefeitura de Formiga/Divulgação
A primeira horta comunitária de Formiga está em processo de desenvolvimento na cidade. O projeto piloto de plantação das hortaliças acontece no Bairro Água Vermelha, em um terreno de 480 metros quadrados.
De acordo com a Prefeitura, a iniciativa tem como finalidade a produção de alimentos saudáveis e de qualidade. Além disso, a horta irá atender a famílias de baixa renda do município.
O projeto é realizado pelo Banco Municipal de Alimentos (BMA) em parceria com a Universidade de Formiga (Unifor) e é coordenado pelos estagiários do BMA e alunos do curso de engenharia agronômica da universidade. Participam também crianças e adolescentes do Projeto “Fumaça e Tatame do Bem”.
Conforme o coordenador do BMA, Anuar Teodoro Alves, no terreno, serão plantadas hortaliças que, depois de cultivadas, serão distribuídas às pessoas da comunidade e também às entidades cadastradas no Banco de Alimentos.
Banco de alimentos
No dia 8 de março, o Banco Municipal de Alimentos de Formiga passou a integrar a rede o banco de alimentos da região metropolitana, o que fez com que aumentassem as possibilidades de captação de alimentos para Formiga.
Na ocasião, Anuar falou sobre a importância dessa integração dos bancos de alimentos.
“A nossa participação na rede nos ajudará a fazer parte também da Rede Nacional de Bancos de Alimentos e, com isso, participar de projetos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) bem como o recebimento de verbas para o combate à fome e ao desperdício”, disse.
O Banco de Alimentos é mantido por meio das secretarias de Desenvolvimento Humano e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura. Em 2017, a rede distribuiu cerca de 150 toneladas de alimentos a 14 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social em Formiga.
Atualmente, o banco atende 11 instituições e quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAs).

Powered by WPeMatico