Professor lista quais assuntos sobre geografia devem cair no Enem 2021


Confira os principais assuntos a serem revisados nesta etapa final do Enem 2021. Professor de Geografia dá dicas e tira dúvidas para o Enem 2021
O professor Igor Thiago listou quais os assuntos que devem cair sobre geografia no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. As questões desta disciplina compõem as competências 2, 4 e 6 das Ciências Humanas e suas Tecnologias, uma das quatro áreas de conhecimento da prova. Saiba mais sobre essas três competências:
Competência 2 – Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder;
Competência 4 – Entender as transformações técnicas, tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social;
Competência 6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
Vale lembrar que uma mesma questão pode conter assuntos de diferentes disciplinas. Agora, confira os assuntos de geografia que devem cair na prova:
QUIZ: responda cinco questões sobre geografia
1. Geografia física
Mapa em 3D mostra o Arquipélago de Fernando de Noronha, no Nordeste do Brasil. Levantamento do relevo e assoalho marinho foi feito com laser instalado em aeronave
Divulgação/CPRM
O Enem tem priorizado, nos últimos anos, questões envolvendo a geografia física. O candidato deve ter conhecimento, por exemplo, sobre a dinâmica do relevo, principalmente o mapa de relevo do Brasil, o mapa de clima do país, os biomas e os domínios morfoclimáticos.
Vale lembrar que, na geografia física, é bastante utilizada a cartografia, cobrada no Enem a partir da representação do espaço geográfico, dos mapas temáticos e aspetos físicos.
LEIA TAMBÉM
COP26: Quais as grandes metas da ONU para limitar as mudanças climáticas?
Entenda a diferença entre a ‘Cúpula de Líderes sobre o Clima’ e a COP 26
Dica do professor: o candidato não pode ir para a prova sem saber sobre o contexto ambiental, principalmente sobre o patrimônio natural, os problemas ambientais e também sobre a geopolítica do meio ambiente, ou seja, as conferências sobre o clima, sobre educação ambiental e desenvolvimento sustentável.
2. Geopolítica
A ativista Greta Thunberg discursa na conferência da ONU sobre o clima, a COP 25, em 11 de dezembro de 2019
Cristina Quicler/AFP
Além do meio ambiente, a geopolítica apresenta outras temáticas cobradas recorrentemente no exame. São elas: globalização, comércio mundial e blocos econômicos.
Observação: o candidato deve ter conhecimento sobre o papel das transformações técnicas e os seus impactos na vida social e na paisagem. Ou seja, é necessário revisar a dinâmica populacional, os espaços urbanos e rurais, o papel da industrialização, a infraestrutura econômica, as fontes renováveis e não renováveis de energia e a dinâmica dos transportes.
Confira as últimas notícias do g1 Piauí
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube