Professor dá dicas sobre o que revisar em biologia nesta reta final para o Enem 2021


Poluição da água, transgênicos, exames de DNA e organelas celulares são assuntos recorrentes no Enem, segundo o docente Francisco Honeidy. O professor de biologia, Francisco Honeidy, listou os assuntos que merecem a atenção do candidato nesta reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Poluição da água, transgênicos, exames de DNA e organelas celulares estão entre as temáticas que são mais cobradas da disciplina no exame.
1. Impactos dos seres humanos no ecossistema
Lixão
Giuliano Roque/TV Globo
Assuntos relacionados aos impactos dos seres humanos no ecossistema são sempre recorrentes no Enem. Neste conteúdo, o candidato deve focar na poluição da água e do solo. A prova pode apresentar mais questões sobre poluição atmosférica, mas a história do exame mostra que a poluição da água e do solo merece uma atenção especial.
Deve-se dar uma atenção aos processos de eutrofização – quando ocorre a diminuição da quantidade de oxigênio que acaba levando os indivíduos aquáticos a morte por sufocamento – e a magnificação trófica, que trata-se do acúmulo de substâncias em um ecossistema e os indivíduos que estão sempre no final da cadeia alimentar são os mais prejudicados.
Vale também fazer leituras sobre os lixões, os aterros sanitários, que podem contaminar os lençóis freáticos subterrâneos e tornar bilhões de litros de água impróprios para o consumo humano.
2. Biotecnologia
Entenda o que é o Crispr
Reprodução / G1
O candidato deve revisar nesta reta final a engenharia genética e os transgênicos, que são seres manipulados geneticamente em laboratório e que acabam tendo genes de espécies diferentes. O fenômeno que não ocorreria de modo natural, mas que hoje é considerado de grande importância para a agricultura e a alimentação humana.
Deve-se dar atenção a uma tecnologia nova, atual, barata e eficiente que é o Crispr. Através dessa tecnologia, uma enzima associada ao RNA “guia” pode fazer “cortes” específicos em um material genético.
Entenda o Crispr: a técnica de edição de DNA que pode ter criado bebês resistentes ao HIV
Além disso, questões envolvendo exames de DNA para identificação de paternidade são bastante recorrentes.
3. Organelas celulares
Imagem de microscópio eletrônica mostra duas mitocôndrias presentes em tecido pulmonar de mamífero
Domínio público
É fundamental que o candidato saiba que os lisossomos são organelas relacionas à digestão celular e que mitocôndrias são as usinas de força das nossas células. Ela são produtoras de ATP e esse ATP é a energia do corpo humano.
Confira as últimas notícias do G1 Piauí
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube