Proatividade e conhecimento da empresa são dicas na busca por emprego, diz psicóloga


Projeto oferece oficinas gratuitas sobre emprego semanalmente na Semtre em Piracicaba. Psicóloga responsável cita principais pontos para candidato se destacar em uma empresa. Pessoas em busca de emprego podem participar de orientações gratuitas em Piracicaba
Gabriel Costa/G1/Arquivo
Um currículo apresentável, proatividade e conhecimento da cultura da empresa antes de uma entrevista são algumas das dicas da psicóloga Bárbara Kolstok Monteiro para facilitar a entrada no mercado de trabalho. Ela é uma das responsáveis por liderar um grupo de quatro alunos de psicologia que ministram encontros gratuitos em Piracicaba (SP) para ajudar pessoas a conseguirem um emprego. Confira abaixo dicas de carreira e veja as atividades oferecidas.
Segundo a especialista em psicologia organizacional e do trabalho e professora da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), a concorrência para uma vaga de emprego está cada vez maior, então é importante que o candidato sempre esteja em busca de formação e de aperfeiçoamento, como participar de cursos profissionalizantes.
“As empresas esperam também que as pessoas sejam proativas e flexíveis e que não cumpram apenas aquilo que está descrito na vaga”, diz.
Boa apresentação e preparo são pontos importantes, diz psicóloga
Segundo Bárbara, antes de tudo, o candidato deve conhecer os pontos pessoais fortes e fracos e estudar a cultura da empresa, como os valores e missões, o que pode ser encontrado muitas vezes nos sites das organizações ou por meio de pessoas que já trabalham no local.
Ainda conforme a especialista, os currículos devem ser organizados, objetivos e resumidos, contendo as principais atividades já realizadas pelo candidato. “Os recrutadores têm pouco tempo de analisar cada um. Se for desorganizado, acabam sendo descartados”, explica a psicóloga.
Já na entrevista, a orientação é que o candidato tome cuidado com a roupa e com a quantidade de perfume que usa, além de demonstrar interesse pela vaga, como se fosse “vender” um produto.
“É preciso contar as principais características pessoais, experiências e realizações que se relacionem ao perfil da empresa. Se tiver dinâmica de grupo, tentar evitar ‘passar por cima dos outros’ durante as colocações”, completa.
Atividades ocorrem na Semtre.
Carol Giantomaso/G1
Atividades auxiliam desde criação de currículo até postura em entrevista
Com encontros semanais na Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) de Piracicaba, as atividades ministradas pelo grupo de alunos de psicologia da Unimep incluem dicas de como se comportar em entrevistas de emprego e dinâmicas de grupo, além de instruções sobre como elaborar o currículo adequadamente.
Não é necessário fazer inscrição para participar. O projeto é também orientado pelo professor Newton Yasuo Furucho.
Os estagiários também ajudam os participantes a identificarem as principais dificuldades profissionais, como a falta de formação, por exemplo, e como e onde podem buscar cursos complementares. Confira os horários dos encontros:
Segundas-feiras
7h30 às 8h – Palestra sobre dicas de entrevista
9h às 10h – Orientação individual de dicas de entrevista
9h às 10h – Elaboração e impressão de currículos
8h às 12h – Orientação profissional e empregabilidade
Quartas-feiras
9h às 11h – Elaboração e impressão de currículos
9h às 11h – Orientação profissional e empregabilidade
A Semtre fica na Rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900, no Centro. O telefone é (19) 3437-2223.
Veja mais notícias da região no G1 Piracicaba