‘Primo’ europeu do HB20, Hyundai i20 ganha nova geração com visual menos polêmico


Modelo foi mostrado antes do Salão de Genebra, que acontece no início de março. Hatch é maior e mais refinado do que o compacto vendido no Brasil. Hyundai i20
Divulgação
Assim como a Kia havia feito com o Sorento, a Hyundai se antecipou ao Salão de Genebra, e apresentou antes da feira a nova geração do i20, o “primo” europeu do HB20.
Ele utiliza a mesma linguagem visual do modelo criado para o mercado brasileiro, chamada de “Sensous Sportiness”, ou esportividade sensual, na tradução livre.
Hyundai lança novo HB20 com desenho polêmico
Veja como anda o modelo brasileiro
Salão de Genebra: Kia mostra novo Sorento
Desenho menos polêmico
Só que o resultado é bem mais harmônico e dá a impressão de maior requinte. Fica evidente que os designers do modelo europeu ousaram muito menos, e usaram inspirações diferentes do que os responsáveis pelo HB20.
Ainda que mantenha a grade de largura generosa, o i20 tem traços mais retos, e faróis em formato menos pontiagudo. A solução para ornamentar a lateral foi uma barra cromada, que começa logo antes das portas dianteiras, e se estende até quase a tampa do porta-malas.
Hyundai i20
Divulgação
A traseira talvez seja o maior ponto de contato entre i20 e HB20. Ambos utilizam lanternas com desenho pouco convencional. Só que o modelo europeu traz formato de V, enquanto a peça do carro brasileiro mais parece um bumerangue.
A Hyundai ainda adotou uma barra entre as lanternas e acabamento preto, para arrematar o trecho entre essa barra e o vidro traseiro.
Maior do que o HB20
O i20 é maior do que o HB20 em todas as medidas. Ele tem 4,04 m de comprimento (10 cm a mais), 2,58 m de entre-eixos (+5 cm), 1,75 m de largura (+2 cm) e 351 litros de capacidade de porta-malas (+50 litros).
O modelo europeu também se destaca pelos itens de segurança, ainda que o HB20 seja referência no segmento por oferecer, nas versões topo de linha, frenagem automática de emergência e alerta de mudança de faixa, o i20 traz, além desses recursos, detecção de pedestres e ciclistas, controle de velocidade adaptativo baseado em navegação, correção de saída de faixa, alertas de ponto cego e de tráfego cruzado e traseiro.
Ainda que não tenha mostrado fotos do interior, a Hyundai deu detalhes sobre a cabine do i20. O hatch terá duas telas de 10,25 polegadas – uma será usada como central multimídia, enquanto a outra é o quadro de instrumentos.
Hyundai i20
Divulgação
Versão híbrida leve
Há três motorizações diferentes, mas cinco combinações.
A versão de entrada traz um motor 1.2 de 4 cilindros e 84 cv. Todas as demais usam um 3 cilindros de 1 litro com turbo, com potência de 100 cv ou 120 cv. Essas últimas ainda podem ser oferecidas em um sistema híbrido leve, com uma bateria de 48V que atua em determinadas condições para economizar combustível.
A transmissão pode ser manual de 6 marchas, ou de dupla embreagem e 7 marchas. O novo i20 será produzido na Turquia, e deve chegar às lojas europeias ainda este ano.
Compare o i20 com o HB20
Nova geração do HB20
Divulgação/Hyundai
Hyundai i20
Divulgação
Nova geração do HB20
Divulgação/Hyundai
Hyundai i20
Divulgação