Primeiro caminhão elétrico feito em série no Brasil; saiba como funciona


Feito para entregas urbanas, veículo pode custar até R$ 980.000. Modelo desenvolvido pela Volkswagen no Brasil é produzido na fábrica de Resende (RJ). Volkswagen e-Delivery
Marcelo Brandt/G1
Qual tipo de veículo vem à mente quando pensa em modelos elétricos?
Bicicletas, patinetes e até carros podem ser os mais comuns de se pensar, mas a tecnologia pode ser também colocada em mais pesados, como os caminhões.
Essa é a aposta da Volkswagen Caminhões com o e-Delivery, o primeiro veículo elétrico do tipo feito no Brasil. O modelo foi desenvolvido pela filial brasileira a pedido da matriz, na Alemanha.
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Pesado, mas nem tanto
O e-Delivery é um caminhão da categoria leve e seu peso pode variar de 4.380 kg a 4.950 kg.
Seu motor elétrico conta com 300 kW (409 cavalos) de potência e 220 kgfm de torque. Isso o leva a uma velocidade máxima de 100 km/h.
Sua autonomia — o quanto dá para rodar sem recarregar — pode variar de 110 km a 250 km, dependendo da configuração das baterias (veja mais detalhes abaixo)
Volkswagen e-Delivery é o primeiro caminhão elétrico feito no Brasil
Divulgação
Qual o valor?
O e-Delivery tem preço a partir de R$ 750.000 na versão 4×2, que tem três packs (pacotes) de bateria. Na versão topo de linha, o veículo chega até R$ 980.000 na versão 6×2, e sobe para seis pacotes de bateria.
Seu valor, no entanto, é bem mais alto que um modelo similar com motor a diesel. Um caminhão com a mesma proposta, mas sem o motor elétrico, sai por cerca de R$ 350.000.
Além de vendas diretas, a empresa tem negociado lotes para empresa, como a Ambev. Ao todo, 200 unidades do caminhão já foram vendidas.
Onde é produzido?
A produção do Volkswagen e-Delivery é feita na fábrica de Resende (RJ) da Volkswagen Caminhões. O projeto piloto com testes do modelo nas ruas teve início em 2018, mas a produção em série começou em junho de 2021.
Volkswagen e-Delivery
André Paixão/G1
Onde deve andar, recarga e carga
O modelo foi feito para uso urbano, levando carga de centros de distribuição para entregas locais.
Na hora de recarregar, as baterias levam cerca de duas horas para receber a energia em modo de recarga rápida, com o uso de um aparelho especial que agiliza o processo. Se for com o carregamento convencional, isso pode levar até 6 horas.
Sua capacidade máxima de carga é de 6.320 kg, na versão de entrada, e 5.750 kg, na topo de linha.
Volkswagen e-Delivery em modo recarda rápida
Divulgação
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