Preview – Discos de Arthur Nogueira + Hiran, Brinsan N’Tchalá, Elisa Gudin, Luísa e os Alquimistas + Keila, Ofá e Tauã


E mais: single de Fran + Bibi Caetano + Carlos do Complexo. ♪ Eis os discos da seção Preview, do Blog do Mauro Ferreira, na semana de 27 de abril a 2 de maio de 2021:
Capa do single ‘Salvador’, de Arthur Nogueira + Hiran
Divulgação
♪ Salvador – Arthur Nogueira + Hiran
– Enquanto prepara álbum autoral com sotaque mais brasileiro, o cantor e compositor paraense Arthur Nogueira recicla Salvador (2020), música que lançou em março do ano passado, ao lado do rapper baiano Hiran. Canção de inspiração homoerótica, Salvador ressurge em gravação produzida por Ubunto. O single de Nogueira com Hiran chega quarta-feira, 28 de abril, aos aplicativos de música.
Capa do álbum ‘Respeito’, de Brisan N’Tchalá
Divulgação
♪ Respeito – Brinsan N’Tchalá
– Cantora e compositora curitibana, Brisan N’Tchalá celebra a ancestralidade africana com Respeito, álbum em que dá voz em português, criolo e balanta a repertório autoral formatado com produtores musicais de Angola (Júnior no Beat) e da Nigéria (Moses Tertsea Ade). Em Respeito, álbum que sai em 30 de abril, a artista transita por afrobeat (em Dembô, adaptação de tradicional canção africana) e kizomba, gênero musical angolano que dita o ritmo de Quando cê chega assim.
Capa do álbum ‘Saudade do mar’, de Elisa Gudin
Lucas Seixas com arte de Joana Gudin
♪ Saudade do mar – Elisa Gudin
– Dois anos após lançar O melhor carinho (2019), EP com músicas do bamba Elton Medeiros (1930 – 2019), a cantora paulistana lança música de autoria do compositor carioca Bernardo Diniz, produtor musical e arranjador do single programado para sexta-feira, 30 de abril. A gravação de Saudade do mar embute células rítmicas de cabula, gênero da Nação Angola, do Candomblé, que se avizinha do samba. O single Saudade do mar tem capa criada por Joana Gudin a partir de foto de Lucas Seixas.
Capa do single ‘Visceral’, de Fran + Bibi Caetano + Carlos do Complexo
Divulgação
♪ Visceral – Fran + Bibi Caetano + Carlos do Complexo
– Agendado para sexta-feira, 30 de abril, o single Visceral apresenta canção sobre ruptura, composta a partir de separação na pandemia. Fran é o carioca Francisco Gil, neto de Gilberto Gil. Bibi Caetano é a cantora projetada como vocalista do segundo álbum do rapper Baco Exu do Blues, Bluesman (2018). Carlos do Complexo é produtor atuante na cena musical do subúrbio carioca. O single Visceral gera clipe dirigido por Pedro Alvarenga com acabamento cinematográfico.
Capa do álbum ‘Brega night dance clube’, de Luísa e os Alquimistas + Keila
Lucas Gouvêa
♪ Brega night dance clube – Luísa e os Alquimistas + Keila
– Com capa assinada por Lucas Gouvêa, o single dançante chega aos players digitais em 30 de abril com a reunião da banda potiguar Luísa e os Alquimistas com Keila Gentil, cantora amazonense revelada como integrante da Gang do Eletro, banda paraense de tecnobrega. A intenção foi celebrar o mix popular de ritmos do norte e do nordeste com o beat de Brega night dance clube.
Capa de ‘Leito d’água’, álbum do trio Ofá
Divulgação
♪ Leito d’água – Ofá
– O trio baiano lança o primeiro álbum na sexta-feira, 30 de abril. Leito d’água carrega a poética afro-baiana de Luan Tavares (violão e voz), Paulo Roberto Pitta (saxofone e sintetizador) e João Paulo Rangel (bateria) em oito músicas gravadas no Estúdio Casa das Máquinas com produção musical de Edbrass Brasil. Faixas como Âmago Ketu, Boca que gira e Inaê ganham toques de rock progressivo e jazz na matriz afro-brasileira.
Capa do álbum ‘Pras pedras que somos’, de Tauã
Divulgação
♪ Pras pedras que somos – Tauã
– O cantor pernambucano lança o single Sedex na quinta-feira, 29 de abril, véspera da edição do álbum Pras pedras que somos, produzido e gravado no município de Caeté-açu (BA), na Chapada Diamantina. O registro da música Sedex traz o toque da sanfona de Mestrinho. Luiza, faixa já previamente lançada, foi feita com produção musical de Thomas Harres.