Prédios são evacuados devido a incêndio gigante na África do Sul


Bombeiros lutam para conter as chamas na Table Mountain. Fogo se alastrou em meio a fortes ventos e já destruiu prédios da Universidade da Cidade do Cabo. Chamas e fumaça se alastram na Cidade do Cabo, na África do Sul, em meio a ventos fortes e incêndio florestal nas encostas da Table Mountain em 19 de abril de 2021
Mike Hutchings/Reuters
Equipes de emergência começaram a evacuar três edifícios residenciais de 17 andares com vista para a Cidade do Cabo, na África do Sul, em meio a um incêndio fora de controle no Parque Nacional de Table Mountain, disseram autoridades municipais nesta segunda-feira (19).
O incêndio começou na manhã de domingo (18), na encosta do Pico do Diabo, forçando alunos da Universidade da Cidade do Cabo a evacuar o local enquanto as chamas incendiavam vários prédios do campus, incluindo uma biblioteca com livros e roteiros históricos (veja no vídeo abaixo).
A instituição, que fica ao pé da principal montanha do parque, diz que todos os estudantes que estavam dentro do campus foram retirados e estão em segurança. O parque estava aberto na hora do incêndio, e todos os turistas foram retirados do local.
VÍDEO: Incêndio florestal atinge universidade e deixa feridos na África do Sul
Cerca de 250 bombeiros lutam para controlar o incêndio, que é alimentado por fortes ventos que atrapalham o uso de helicópteros. Uma espessa nuvem de fumaça está obscurecendo a visibilidade em todo o centro da cidade.
Dois bombeiros sofreram queimaduras e foram hospitalizados, após uma mudança na direção do vento fazer o fogo se espalhar rapidamente em direção à cidade durante a noite.
Entre os prédios danificados, além dos edifícios da universidade, estão o restaurante no memorial de Rodes e o Moinho Mostert, que tem telhado de palha, foi construído por volta de 1796 e é o ​​moinho em funcionamento mais antigo da África do Sul.
Voluntários lutam para conter incêndio fora de controle nesta segunda (19) nas encostas da Table Mountain, na Cidade do Cabo, na África do Sul
Mike Hutchings/Reuters
Incêndio fora de controle nas encostas da Table Mountain, na Cidade do Cabo, na África do Sul, nesta segunda (19)
Mike Hutchings/Reuters
“A equipe de gerenciamento de risco de desastres e os voluntários começaram a evacuar o Disa Park em Vredehoek”, disseram as autoridades municipais. Os edifícios residenciais do Disa Park ficam próximos ao pé da montanha e têm vista para o distrito comercial do centro da cidade.
Foi emitido um alerta para que todas as escolas na área sejam evacuadas.
Autoridades municipais confirmaram que um suspeito foi detido na noite de domingo (18) em Devil’s Peak em meio à investigação sobre a origem do incêndio.
Incêndio florestal na África do Sul
G1 Mundo
VÍDEOS: as últimas notícias internacionais