Portões de escolas são fechados no Tocantins para o primeiro dia de provas do Enem 2020


Neste ano os candidatos devem ficar atentos às medidas de segurança para evitar o contágio do novo coronavírus. Portão de faculdade foi fechado para o Enem
Aurora Fernandes/TV Anhanguera
Os portões se fecharam às 13h deste domingo (17) no Tocantins para o primeiro dia de provas do Enem 2020. No estado, mais de 58 mil candidatos se inscreveram, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Por causa da pandemia do coronavírus e da necessidade do distanciamento, os portões foram abertos às 11h30, meia hora mais cedo em relação a anos anteriores, para evitar aglomerações nas portas dos locais de prova.
Neste domingo os candidatos fazem a redação e as provas de linguagens e de ciências humanas. O vai começar às 13h30 e os estudantes podem na sala até 19h.
Candidatos farão Enem na Universidade Católica
Aurora Fernandes/TV Anhanguera
Em Palmas a movimentação na maioria das escolas foi tranquila durante espera para abertura e fechamento dos portões. No Colégio Militar, na região norte da capital, havia poucos estudantes do lado de fora. Já na Ulbra havia mais estudantes. Todos usavam máscara de proteção.
Nos locais de prova de Araguaína e Gurupi também não foram registrados tumultos. Na Universidade Federal do Tocantins (UFT), câmpus Cimba, ninguém chegou atrasado.
Segurança
A Polícia Militar (PM) e o Corpo de Bombeiros informaram que esquemas de segurança serão reforçados e que centenas de militares estarão em unidades de educação ao longo do dia. Ao todo 232 policiais militares vão realizar a segurança dos locais de prova, realizar escolta e a guarda do exame.
Já a atuação do Corpo de Bombeiros vai envolver 82 militares e 46 viaturas em nove cidades em que há sede da corporação. A maior quantidade de efetivo estará em Araguaína, no norte do estado. O trabalho reforçado das equipes teve início neste sábado (16).
UFT em Araguaína teve movimentação tranquila
Túlio Alves/TV Anhanguera
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.