Polícia de SP prendeu 173 pessoas por homicídios no trânsito neste ano


Motorista de Porsche foi condenado a 6 anos por homicídio nesta terça-feira (26). Câmera de segurança ajuda policia a esclarecer acidente com três mortes
O estado de São Paulo registrou um aumento de 37% na quantidade de prisões por homicídio no trânsito em um período de dois anos, segundo dados da Polícia Civil obtidos com exclusividade pela GloboNews por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).
Os números levam em conta as prisões em flagrante e aquelas feitas por determinação judicial, ou seja, com base em mandados por crimes que resultaram em mortes consideradas pela polícia como intencionais e não intencionais.
Entre janeiro e setembro de 2019 foram 173 prisões por homicídio no trânsito em todo o estado, contra 126 no mesmo período de 2017.
Comparando com 2018, quando 161 prisões foram feitas, o aumento em 2019 foi de 7%.
Prisões por homicídios no trânsito entre janeiro e setembro no Estado de SP
Condenação sem prisão
Nesta terça-feira (26), o engenheiro e empresário Marcelo Malvio Alves de Lima, de 44 anos, foi condenado a seis anos de prisão no regime semiaberto pela morte da advogada Carolina Menezes Cintra Santos em um acidente de trânsito em 2011, em São Paulo.
O acidente ocorreu na madrugada do dia 9 de julho de 2011 na esquina das ruas Tabapuã com a Bandeira Paulista, no Itaim Bibi, área nobre da Zona Sul da capital paulista. De acordo com laudos periciais, o empresário estava guiando seu automóvel a 116 km/h, velocidade incompatível para a via, que tinha limite de 60 km/h.
Ele foi julgado por homicídio por dolo eventual, no qual se assume o risco de matar, ao bater com seu Porsche no carro da vítima. Como já respondia ao processo em liberdade, Marcelo poderá recorrer solto da condenação.

O motorista do Porsche, Marcelos Lima, responde em liberdade pela morte da advogada Carolina Santos, que estava no Hyundai; colisão ocorreu em 2011 em São Paulo
Foto montagem/Reprodução/Arquivo TV Globo/Helio Torchi/Futura Press/Arquivo pessoal
O que dizem?
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) “esclarece que o número de vítimas de homicídios dolosos por acidente de trânsito caiu 52% nos nove primeiros meses de 2019, ante o mesmo período de 2018. Desde o início do ano, 11.803 Operações Direção Segura foram deflagradas pela Polícia Militar em todo o Estado e mais de 300 mil motoristas foram submetidos ao teste do etilômetro, sendo registrados 33.148 autos de infração de trânsito (Art 165 e 165-A CTB) e 520 flagrantes de desrespeito ao Art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro.”
Mais de 170 pessoas são presas por homicídio no trânsito em SP em 2019