PIB dos EUA acelera mais que o esperado e cresce ao ritmo de 3,2% no 1º trimestre

A economia norte-americana acelerou no 1º trimestre acima do esperado pelo mercado. O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu a uma taxa anualizada de 3,2% nos 3 primeiros meses de 2019, ante um ritmo de 2,2% no 4º trimestre do ano passado, segundo divulgou nesta sexta-feira (23) o Departamento de Comércio dos Estados Unidos.
Pesquisa da Reuters com economistas estimava uma taxa de crescimento de 2%.
Apesar do ritmo forte de crescimento neste começo de ano, o dinamismo da maior economia dos EUA vem diminuindo após o pico de 4,2% registrado no segundo trimestre de 2018, quando o pacote de cortes de impostos da Casa Branca ajudou os gastos dos consumidores.
Em 2018, a economia dos EUA cresceu 2,9%, em meio a um estímulo fiscal da Casa Branca de US$ 1,5 trilhão em cortes de impostos e mais gastos do governo. O crescimento no ano passado foi o mais forte desde 2015 e mostrou uma aceleração dos 2,2% registrados em 2017.
Economistas estimam o ritmo em que a economia pode crescer em um longo período sem aumentar a inflação entre 1,7% e 2%. Em julho a economia chegará a 10 anos de expansão, mais longo período já registrado, destaca a agência Reuters.