PIB da França cresce 0,3% no 1º trimestre

Renda de franceses aumentou, mas famílias optaram por poupar em vez gastar mais. As famílias francesas aumentaram a poupança no primeiro trimestre uma vez que a renda subiu após medidas do governo para melhorar o poder de compra, mostraram dados oficiais nesta quarta-feira (29), confirmando que a economia manteve uma taxa constante de crescimento no período.
A agência de estatísticas INSEE informou que a economia da França cresceu 0,3% nos três primeiros meses do ano, contra 0,4% no quarto trimestre.
A renda disponível das famílias aumentou 0,9% depois que o governo do presidente Emmanuel Macron apresentou um pacote de medidas em dezembro no valor de mais de 10 bilhões de euros com o objetivo de elevar a renda dos trabalhadores e pensionistas mais pobres.
Os gastos dos consumidores, tradicionalmente o motor do crescimento francês, cresceram apenas 0,4% no primeiro trimestre apesar dos esforços para elevar a renda, contra 0,3% no trimestre anterior.
Em vez de correrem para gastar o dinheiro extra, o relatório do PIB sugere que as famílias estão preferindo poupar, uma vez que a taxa de poupança subiu para 15,3% de 14,9% no final do ano passado.