Petrobras estuda vender nova fatia na BR Distribuidora


Em 2017, petroleira estatal lançou ações da BR na bolsa e abriu mão de quase 30% de sua participação na empresa. Executivos da estatal participam da cerimônia de abertura do capital da BR Distribuidora na bolsa, na sede da B3, em 15 de dezembro de 2017
Taís Laporta/G1
A Petrobras informou nesta sexta-feira (12) que iniciou estudos para uma venda adicional de participação na Petrobras Distribuidora. Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a petroleira afirmou que estão sendo avaliados diversos modelos de alienação, inclusive a possibilidade de uma oferta pública secundária de ações.
Em 2017, a Petrobras abriu mão de quase 30% de sua participação na empresa, lançando ações da BR Distribuidora na bolsa. Na ocasião, a operação rendeu R$ 5 bilhões à companhia.
O comunicado desta sexta foi em resposta a um questionamento da CVM sobre uma reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo”, que afirma que a Petrobras avalia vender até 30% de suas ações na BR, o que reduziria sua participação a 40%.
A Petrobras informa, no entanto, que não há definição, no momento, acerca da quantidade da participação a ser negociada, da estrutura da transação ou mesmo de que essa venda vá ser realizada, “o que dependerá das condições de mercado e do seu reposicionamento estratégico no setor”.
Ainda em novembro, o então vice-presidente eleito Hamilton Mourão chegou a afirmar que o governo Bolsonaro estudava a possibilidade de privatizar a BR Distribuidora.