Petrobras anuncia venda de oito refinarias e decide reduzir participação na BR Distribuidora


Estatal também decidiu reduzir fatia adicional na BR Distribuidora. A Petrobras informou nesta sexta-feira (26) que vai realizar uma nova rodada de venda de ativos. Em reunião, o conselho de administração da companhia decidiu reduzir a fatia da estatal na BR Distribuidora – atualmente em 71% – e vender oito refinarias das suas 13 refinarias.
A lista de desinvestimento também inclui de rede de postos da companhia no Uruguai.
De acordo com o blog do João Borges, o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, disse que pretende arrecadar cerca de US$ 15 bilhões com a venda das refinarias. Juntas, elas têm capacidade de refino de 1,1 milhão de barris por dia. O processo deve ser concluído em até um ano e meio. a
Os ativos de refino incluídos no programa de desinvestimento são:
Refinaria Abreu e Lima;
Unidade de Industrialização do Xisto;
Refinaria Landulpho Alves (RLAM);
Refinaria Gabriel Passos (REGAP);
Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR);
Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP);
Refinaria Isaac Sabbá (REMAN);
Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (LUBNOR).
Fachada da sede da Petrobras no Rio de Janeiro
Agência Petrobras / Stéferson Faria
“Os projetos de desinvestimento das refinarias, além do reposicionamento do portfólio da companhia em ativos de maior rentabilidade, possibilitarão também dar maior competitividade e transparência ao segmento de refino no Brasil”, informou a estatal em comunicado.
A medida faz parte da estratégia da empresa de se desfazer de ativos e reduzir custos. Em março, por exemplo, a companhia informou que planeja reduzir em US$ 8,1 bilhões os seus custos operacionais. Nesta semana, a companhia abriu um programa de demissão voluntária.
No caso envolvendo a redução na participação da BR Distribuidora, a estatal informou que estuda realizar uma oferta pública secundária de ações (follow-on).
“As diretrizes estão de acordo com os pilares estratégicos da companhia que têm como objetivo a maximização de valor para o acionista, através do foco em ativos em que a Petrobras é a dona natural visando à melhoria da alocação do capital, aumento do retorno do capital empregado e redução de seu custo de capital”, disse a empresa.