Paulo Freire é homenageado em Doodle do Google


Educador faria 100 anos neste domingo. Filósofo ficou conhecido como o “Patrono da Educação Brasileira”. Paulo Freire é homenageado em Doodle do Google
Reprodução
Paulo Freire, considerado o “Patrono da Educação Brasileira”, apareceu no Doodle do Google neste domingo (19). O Educador estaria realizando 100 anos.
Saiba mais:
Veja 6 ensinamentos do educador que ainda são atuais
‘Quanto mais querem extirpar Paulo Freire da sociedade, mais inserido ele fica nela’, diz viúva do pensador
Relembre frases e veja vídeos do patrono da educação brasileira
Educador ganha homenagem em mural na Barra Funda
Pernambucano, nascido em 1921, Freire ficou conhecido no mundo inteiro por teorizar a sala de aula como mecanismo de transformação social.
O educador defendia a chamada “pedagogia do afeto”, na qual o professor deveria ser sensível à história de vida dos alunos e construir o conhecimento a partir de trocas.
O filósofo também foi fundamental para a alfabetização de adultos ao mostrar que o aprendizado seria mais efetivo quando feito por meio de itens do cotidiano dos estudantes, como termos usados no trabalho, tal qual enxada e colheita.
Freire também acreditava que é preciso auxiliar os alunos a desenvolverem senso crítico, fornecendo diversas perspectivas de um mesmo fato. Ele também pregava que a educação é para todos.
Paulo Freire morreu em 2 de maio de 1997, em São Paulo.
Paulo Freire faria 100 anos neste domingo (19)
Initial plugin text