Para redação do Enem 2021, professora de SC recomenda pensar em ‘conjunto de temas’


Ela cita assuntos relacionados a educação, meio ambientes e esporte como possíveis. Prova de redação será neste domingo. Professora Josiane durante aulão
Josiane Motta/Arquivo pessoal
Fonte de ansiedade para diversos estudantes, a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será neste domingo (21). A professora Josiane Motta, que dá aula em um cursinho pré-vestibular de Florianópolis, recomenda pensar em “eixos temáticos” e arrisca assuntos relacionados a educação, meio ambiente e esportes.
“A gente sempre recomenda aos alunos para não trabalharem com temas isolados, mas sim, com eixos temáticos, um conjunto de temas dentro da mesma área. Vai deixá-los mais preparados e menos ansiosos”, disse a professora.
LEIA TAMBÉM:
Enem 2021: saiba como consultar o local da prova
Entenda a crise que levou à saída de 37 servidores do órgão responsável pelo Enem
Josiane também deu os seus palpites. “Nós percebemos que os temas têm sido menos polêmicos se comparados às provas mais antigas. Por isso, nós consideramos o eixo temático educação como possível: evasão escolar, EAD [educação à distância], educação financeira”, afirmou.
“Seguindo essa mesma linha, descarte de lixo, colocando a própria sociedade como protagonista. Ou ainda temas mais neutros, como importância do esporte, maus-tratos de animais ou patriotismo”, continuou.
Estudante Camila Puntel em sala de aula
Camila Puntel/Arquivo pessoal
Os estudantes do cursinho também arriscam palpites. Camila Puntel, de 22 anos, também aposta em temas ligados à educação, como a evasão escolar e a educação financeira, mas citou ainda outro assunto, o da agricultura familiar.
“Acredito que o Enem não tem o padrão de repetir assunto. No ano passado, foi saúde, este ano não acredito que seja parecido. Eu acredito em agricultura familiar e educação financeira, esses dois temas foram muito debatidos este ano na pandemia”, disse a estudante.
A aluna Clara Cardoso, de 19 anos, também citou a educação como possível tema. “Eu não acho que vá ser nada muito polêmico. Então pensei em algum tema no eixo da educação, como a evasão escolar, ou analfabetismo. Também pensei em maus-tratos aos animais ou a questão da fome no Brasil”.
Independente do tema, a professora Josiane acredita que o Enem deve manter o padrão de como vem sendo feito. “A expectativa era de que se mantivesse a linha já apresentada nas edições mais recentes. É claro que as últimas movimentações, demissão de profissionais, algumas questão vetadas, geram bastante expectativa, seja de professores ou alunos. De modo geral, essas provas precisam estar dentro do estilo, do modo já proposto pelo Enem. O que se espera é que se evitem certos assuntos considerados mais polêmicos”, afirmou.
Cronograma do Enem 2021
Provas: 21 e 28 de novembro
21 de novembro: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias
28 de novembro: ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas 1º dia: 19h
Término das provas 2º dia: 18h30
Enem para isentos em 2020 e PLL: 9 e 16 de janeiro de 2022
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Veja mais notícias do estado no g1 SC