Onda de frio intenso no Brasil continua sem neve e com área de geada menor


Massa de ar frio que derrubou as temperaturas até na região norte do país já está indo embora em direção ao mar. Confira a previsão do tempo para este domingo (23)
A onda histórica de frio que chegou ao Brasil nesta semana continua a manter as temperaturas baixas neste domingo (23), mas a área atingida por geadas será menor e não há previsão de neve.
A massa de ar frio que derrubou as temperaturas até na região norte do país já está indo embora em direção ao mar.
Do norte do Rio Grande do Sul, parte de Santa Catarina até o sul do Paraná as temperaturas devem ficar negativas ainda neste domingo. Apesar do frio intenso, não deve nevar porque a previsão é de céu claro.
Para nevar, é preciso que as nuvens estejam carregadas e com temperatura negativa da nuvem até o solo. Já para gear, o céu precisa estar limpo, com pouco vento e ter umidade, que quando toca o solo congela.
Como a neve é formada e por que é rara no Brasil, mesmo em regiões bem frias
Bonecos de neve do Brasil viralizam; veja memes
Temperaturas em elevação
A passagem da frente fria também provoca uma queda na umidade em quase todo o território, desde o Rio Grande do Sul, passando pela região centro-oeste chegando até o nordeste.
Em Cuiabá, no Mato Grosso, o termômetro deve registrar 24ºC neste domingo e as temperaturas devem aumentar ao longo da semana, chegando a 40ºC na quarta-feira (26). Em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, a máxima nesse domingo será de 25ºC.
As chuvas devem ser mais intensas em uma faixa estreita que vai do Espírito Santo à região do recôncavo baiano.
Previsão para o domingo
Veja a previsão do tempo para o fim de semana em algumas capitais, segundo o Inmet:
Curitiba: mínima de 7ºC e máxima de 15ºC (domingo).
Porto Alegre: mínima de 6ºC e máxima de 21ºC (domingo).
Florianópolis: mínima de 8ºC e máxima de 17ºC (sábado); mínima de 10ºC e máxima de 19ºC (domingo).
São Paulo: mínima de 9ºC e máxima de 19ºC (domingo).
Campo Grande: mínima de 12ºC e máxima de 32ºC (domingo).
Cuiabá: mínima de 15ºC e máxima de 37ºC (domingo).
Belo Horizonte: mínima de 12ºC e máxima de 18ºC (domingo).
No sábado
No sábado, o frio continuou intenso na maior parte da região centro-sul do país, mas não teve neve. Cidades do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina amanheceram com temperaturas abaixo de zero e geada em vários pontos.
A cidade de São Paulo registrou a temperatura mais baixa no ano na manhã de sábado: 8,2ºC na estação meteorológica do Mirante de Santana, na Zona Norte, às 9h, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Neve na sexta-feira
Amanhecer gelado na cidade de Ciríaco neste sábado (22)
Juliano Simioni/arquivo pessoal
No Rio Grande do Sul, 28 municípios tiveram temperatura abaixo de zero. Teve neve em São Francisco de Paula, Gramado e Canela. Em Santa Catarina, neve atingiu 11 municípios e mais de 40 tiveram temperatura abaixo de zero.
Além do Brasil, a intensa massa de ar frio polar está trazendo temperaturas muito baixas para Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia e em algumas áreas do Peru.