Onda de frio intenso no Brasil continua em boa parte do país; sábado não tem previsão de neve


Veja a previsão do tempo para o fim de semana em algumas capitais, segundo o Inmet. Sábado (22) começou com geada na cidade de Ciríaco
Juliano Simioni/arquivo pessoal
A onda histórica de frio que chegou ao Brasil nesta semana continua a manter as temperaturas baixas no centro-sul do país neste sábado (22). Porém, não há previsão de neve como ocorreu na sexta-feira (21) na região sul.
Em São Paulo, a previsão é de que os termômetros registrem entre 8ºC e 13ºC neste sábado. Na sexta, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou a segunda menor marca em 60 anos para o mês de agosto: 9,3°C no Mirante de Santana, no norte da capital paulista.
Frio continua em boa parte do país durante o final de semana
No Rio de Janeiro, a temperatura deve ficar entre 13ºC e 18ºC. Os dias frios devem continuar até pelo menos terça-feira (25). Em Belo Horizonte, em Minas Gerais, a previsão é de um dia mais frio do que na sexta, com máxima de de 17ºC.
Em toda a região sul, o frio continua intenso, mas não deve ter neve. No Rio Grande do Sul, cidades amanheceram com temperaturas negativas e geada. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Quaraí e Serafina Corrêa registraram -1,7ºC. Em Porto Alegre, o termômetro registrará no máximo de 16ºC.
Serafina Corrêa registrou -1,7°C neste sábado (22), segundo o Inmet
Júlia Lara Orso/arquivo pessoal
Desde a noite de sexta-feira há previsão de chuva volumosa no litoral norte de São Paulo, Rio de Janeiro até a Bahia. No Rio de Janeiro, a previsão é de 65 milímetros de chuva até este sábado.
Neve
Neve faz alegria de moradores e turistas na serra de SC
Na sexta-feira, nevou em várias cidades do sul do país. Em Santa Catarina, pelo menos 37 cidades registraram temperatura negativa. Teve pouca neve em Urupema, mas nevou mais forte em Bom Jardim da Serra.
No Rio Grande do Sul, 28 municípios tiveram temperatura abaixo de zero. Teve neve em São Francisco de Paula, Gramado e Canela.
Veja FOTOS da sexta-feira gelada no Paraná
Circulação dos ventos permitiu que a onda de frio tivesse impacto até na região norte. Em Rio Branco, a temperatura chegou a 12,8ºC no meio da tarde. Apenas a região nordeste não foi atingida.
Além do Brasil, a intensa massa de ar frio polar está trazendo temperaturas muito baixas para Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia e em algumas áreas do Peru.
Previsão para o fim de semana
Veja a previsão do tempo para o fim de semana em algumas capitais, segundo o Inmet:
Curitiba: mínima de 0ºC e máxima de 12ºC (sábado) e mínima de 7ºC e máxima de 15ºC (domingo).
Porto Alegre: mínima de 5ºC e máxima de 16ºC (sábado); mínima de 6ºC e máxima de 21ºC (domingo).
Florianópolis: mínima de 9ºC e máxima de 13ºC (sexta); mínima de 8ºC e máxima de 17ºC (sábado); mínima de 10ºC e máxima de 19ºC (domingo).
São Paulo: mínima de 7ºC e máxima de 15ºC (sábado); mínima de 9ºC e máxima de 19ºC (domingo).
Campo Grande: mínima de 6ºC e máxima de 22ºC (sábado); mínima de 12ºC e máxima de 32ºC (domingo).
Cuiabá: mínima de 13ºC e máxima de 29ºC (sábado); mínima de 15ºC e máxima de 37ºC (domingo).
Belo Horizonte: mínima de 10ºC e máxima de 17ºC (sábado); mínima de 12ºC e máxima de 18ºC (domingo).