O que fazer se os celulares fabricados pela Huawei pararem de receber atualizações do Android?


Blog também tira dúvidas sobre como recuperar fotos que foram apagadas e não estavam no iCloud e upgrade de quantidade de memória RAM no MacBook Pro além da indicada pela Apple. (Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, utilize o espaço para comentários abaixo e escreva sua pergunta)
O que fazer se os celulares fabricados pela Huawei pararem de receber atualizações do Android?
Olá, Ronaldo! Eu comprei recentemente um aparelho da Huawei, que nem está sendo vendido oficialmente no Brasil, mas estou com medo de que ele fique obsoleto rapidamente por causa do bloqueio do Android. E se o meu aparelho ficar sem acesso as atualizações do sistema e sem acesso a Play Store oficial? — Luciano
Olá, Luciano! É cedo para se preocupar com isso, esse impasse pode ser que seja resolvido em breve. No entanto se as sanções do governo americano forem definitivas, o seu aparelho não ficará obsoleto imediatamente.
Como alternativa, será possível instalar uma versão independente do Android, o LineageOS. Esse sistema operacional é baseado no código fonte do Android, recebe atualizações regulares, é mais otimizada e tem acesso liberado a Play Store.
Celulares da Huawei são exibidos em uma loja de serviços de telecomunicações em Hong Kong
Kin Cheung/AP
Como recuperar fotos que foram apagadas e não estava no iCloud?
Oi, Ronaldo! Eu apaguei acidentalmente algumas fotos muito importantes que estavam na memória do meu iPhone. O problema é que isso aconteceu há mais de um mês, e elas não estavam no backup do iCloud. Existe alguma maneira de eu recuperá-las? — Sabrina
Olá, Sabrina! Para tentar recuperar as fotos que foram apagadas da memória do seu iPhone, você pode usar um programa chamado Disk Drill. O blog já mostrou em detalhes como usar o programa.
É seguro fazer upgrade de quantidade de memória RAM no MacBook Pro além da indicada pela Apple?
Oi, Ronaldo! Eu possuo um MacBook Pro fabricado em 2012, e de acordo com as especificações descritas no site everymac, é possível instalar 16 GB de memória RAM ao invés de apenas 8 GB informados pelo fabricante. Existe algum risco em instalar mais memórias do que as indicadas? —Rangel
Olá, Rangel! A descrição técnica do seu MacBook Pro foi feita num momento em que os fabricantes só produziam componentes de uma determinada especificação, e por esse motivo existe uma divergência entre a descrição oficial e apresentada no site. Não existe risco, mas é necessário comprar as memórias compatíveis com o seu modelo de MacBook Pro.