O Assunto #525: Destruição ambiental – o olhar do fotógrafo andarilho


Em meio século de viagens pelo país, Araquém Alcântara testemunhou como poucos as mudanças sofridas por nossos principais biomas. Neste episódio, que celebra o aniversário de 2 anos deste podcast, ele conta histórias do que viveu em meio à natureza do Brasil – e lamenta o tanto que já perdemos. Em meio século de viagens pelo país, Araquém Alcântara testemunhou como poucos as mudanças sofridas por nossos principais biomas. Tempo suficiente para se indignar com “a incapacidade dos brasileiros de entender a importância de seu maior patrimônio”. Neste episódio, que celebra o aniversário de 2 anos de O Assunto, Araquém conta a Renata Lo Prete algumas das histórias que ouviu e, principalmente, das cenas que registrou em fotos premiadas aqui e no exterior. Em uma dessas passagens, relata seu encontro com uma onça-pintada, em setembro de 2020, no Pantanal destruído pelas chamas. “Nunca tinha visto um fogo tão avassalador”, relembra. E ali teve “uma epifania”, diante “daquele animal belo como uma esfinge, me olhando com uma expressão que dizia ‘vai dar certo’.” Araquém fala ainda da Amazônia, cuja paisagem, em anos recentes, foi transformada pelo “crescimento vertiginoso do garimpo ilegal”. E alerta para a urgência de tratar da questão ambiental como “do pão que comemos”.
Você pode ouvir O Assunto no G1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou no sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
O que você precisa saber:
Pantanal: fogo consome 261,8 mil hectares em 2021
Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga: focos de incêndio recorde
Amazônia: desmatamento é o maior dos últimos dez anos
Parque Estadual do Juquery: atingido por incêndio, parque abriga último grande remanescente de Cerrado da Grande SP
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Arthur Stabile, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Giovanni Reginato. Neste episódio colaboraram também: Gabriel de Campos e Ana Flávia Paula. Apresentação: Renata Lo Prete.

Comunicação/Globo
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.