O Assunto #298: Boi bombeiro – ele pode ajudar o Pantanal?


Gado pantaneiro tem função importante para evitar o avanço das queimadas. Mas não o suficiente para evitar a tragédia deste ano – que começou com focos de incêndio dentro de grandes fazendas. Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
Cobrado pela devastação dos incêndios no Centro-Oeste, o governo resolveu introduzir um novo personagem na história. Primeiro foi a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que em uma audiência com senadores disse que, se houvesse mais gado na região, o fogo não teria avançado tanto. A declaração foi reproduzida — com dose maior de fantasia — pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Enquanto isso, segue a destruição: o número de focos de calor é o maior desde 1998, e mais de um quarto do bioma já foi consumido. Neste episódio, Renata Lo Prete conversa Sandra Santos, pesquisadora da Embrapa, que explica o papel da alimentação do gado pantaneiro na prevenção dos incêndios. E mostra como a seca extrema deste ano impediu que isso acontecesse. Participa também Geraldo Alves Damasceno, professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e doutor em Biologia Vegetal. Ele desmonta a ideia de que um rebanho maior teria resolvido o problema e aponta soluções de manejo para tentar salvar a maior planície alagada do mundo.
O que você precisa saber:
Ministra: se houvesse mais gado no Pantanal desastre das queimadas teria sido ‘até menor’
Por que a teoria do ‘boi bombeiro’ no Pantanal, citada pela ministra da Agricultura, é mito
Salles diz que governo federal só fiscaliza 6% do Pantanal e que restante cabe aos estados
Especialistas rebatem ministro: ‘Salles não é ministro de apenas 6% do Pantanal’
Seca e ventos fortes contribuem para o pior cenário registrado no Pantanal em MT nos últimos 22 anos
Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas)
Saiba o endereço e o contato das unidades dos Cetas
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Renata Bitar, Vitor Muniz e Danniel Costa. Apresentação: Renata Lo Prete

Comunicação/Globo
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.