O Assunto #288: Brumadinho, Mariana e a nova lei de barragens


Lei recém sancionada proíbe barragens como as que se romperam em Minas Gerais, mas corte no orçamento da Agência Nacional de Mineração compromete a fiscalização. São mais de 800 delas em todo o país. Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
Na quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro sancionou uma lei que dá até fevereiro de 2022 para as mineradoras eliminarem de vez barragens como as que se romperam em Minas Gerais, matando quase 300 pessoas. Por outro lado, o governo prevê corte no orçamento da Agência Nacional de Mineração, justamente o órgão responsável pela fiscalização das mais de 800 barragens que existem no país. Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com Thais Pimentel, repórter do G1 Minas Gerais que acompanhou de perto as duas tragédias e o sucateamento do sistema de fiscalização. Participa também Bruno Milanez, doutor em política ambiental e professor do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Milanez dimensiona o tamanho do risco das barragens em atividade e os principais problemas para fazer cumprir a lei.
Clique aqui para acessar o site da Agência Nacional de Mineração, onde é possível denunciar barragens irregulares
O que você precisa saber:
Bolsonaro sanciona lei que muda regras de controle de barragens e prevê multa de até R$ 1 bilhão
‘Tragédia iminente’, diz associação de cidades mineradoras de MG sobre corte no orçamento da agência que fiscaliza barragens
Bombeiros de Uberaba vão para Brumadinho em mais um trabalho de buscas por vítimas da barragem da Vale
Corpo é encontrado em Brumadinho, na Grande BH, mais de vinte meses após rompimento da barragem da Vale
MPF pede retorno da ação de R$ 155 bi contra Vale, Samarco e BHP por tragédia em Mariana
O podcast O Assunto é produzido por: Isabel Seta, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Giovanni Reginato, Mônica Mariotti e Renata Bitar. Apresentação: Renata Lo Prete

Comunicação/Globo
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.