Nuvem de formigas no Reino Unido engana radar e aparece como chuva


Fenômeno foi identificado pelo sistema de vigilância meteorológica da Grã-Bretanha; insetos podem formar uma nuvem em sobrevoo durante dias quentes e úmidos de verão. Nuvem de formigas aparece como chuva em radar meteorológico do Reino Unido
Reprodução/ Serviço Nacional de Meteorologia do Reino Unido
Uma nuvem de formigas voadoras enganou o sistema de alerta meteorológico do Reino Unido na última sexta-feira (17). Os radares do Met Office, serviço nacional de meteorologia, identificaram uma massa parecida com a formação de chuva nas cidades de Littlehampton e Ipswich na Inglaterra.
Os meteorologistas do Met Office inicialmente pensaram que a imagem formada no radar mostrava parte do território coberto por nuvens de chuva, que se moviam, o que não é incomum para o clima britânico mesmo durante o verão.
Terceira nuvem de gafanhotos é localizada na Argentina
Os especialistas logo perceberam que a mancha azul dos radares meteorológicos era, na verdade, um enxame de insetos voando pelo céu do reino. Segundo a agência Reuters, moradores de diversas localidades do país relataram presenciar as formigas voadoras em diversos pontos da ilha.
Initial plugin text
“Não está chovendo em Londres, Kent ou Sussex, mas nosso radar diz o contrário”, escreveu o Met Office em uma rede social. “Na verdade, o radar está captando um enxame de formigas voadoras no sudeste”
Segundo o serviço britânico de meteorologia, em dias quentes, úmidos e sem vento do verão, os insetos podem sobrevoar diversas áreas do mapa com seu enxame. Não foi relatado nenhum dano provocado pelo exército de formigas voadoras.