NUNCA ESTAMOS SÓS

Independente de quanto você é especialista em algo, sempre haverá alguém melhor. Mesmo que tenha grande força, será mais forte, de fato se outras pessoas o ajudarem.

E assim, começou uma discussão de trabalho em equipe. Sem pretensão, o palestrante pediu para uma pessoa mudar, de posição, a mesa que amparava seu notebook, e, ainda, recomendou que tivesse muito cuidado. Virou as costas e dirigiu-se ao centro do palco. Quem foi ajudar, ficou olhando, um tanto surpreso. Afinal, como iria arrastar a mesa, sem fazer barulho e sem derrubar nada? …

Neste momento, o palestrante volta para ajudar: cada um pega a mesa de um lado e, lentamente, transportam – na. Uma pequena pausa, e mais duas pessoas são convidadas. Agora, em quatro, um de cada lado, e o movimento ficou bem mais simples

Exemplo simples, prático e lúdico para iniciar a conversa sobre o poder do grupo, e como podemos tornar nossa vida mais fácil, ao interagirmos uns com os outros.

Independente de nossa caminhada, sempre iremos mais longe, se formos bem acompanhados. Nos momentos difíceis, podemos contar com o apoio e a motivação necessária, e, nas vitórias, teremos com quem celebrar. Sim, parece muito óbvio o quanto é importante pessoas certas em nossos caminhos, para nos ajudar e sermos ajudados. Talvez por isso, Jim Rohn explica que “Você é a média das cinco pessoas com quem mais convive”.

Temos certeza de que, agora, se fechar os olhos e pensar em toda ajuda que recebeu, lembrará de pessoas que foram importantes. Certamente, um sentimento de gratidão tomará conta: como é bom, termos quem nos (ampara, auxilia, apoia, acode,). Que sensação agradável, não é?

Por outro lado, o que vemos, com frequência, é gente triste e incomodada por ajudar e não receber o devido reconhecimento. Você já escutou alguma vez a frase: “Você não dá valor no que eu faço!”.  Certamente, essas não foram suas palavras, mas, possivelmente, já ouviu.

Se, por um lado, reconhecemos a importância de receber apoio em nossa caminhada, qual o motivo que nos deixa tão só, a ponto de acreditar que nosso esforço não tem valor a quem recebe? Ficamos pensando nisso, pois deveria ser muito natural ajudar e ser ajudado, sem o sentimento de injustiça ou falta de reconhecimento.

A única possibilidade que vem a nossa cabeça é a existência de um grande hiato, que distancia a união e a parceria da materialização, que faz esquecer o quanto essa pessoa é importante para nós. Somos educados, desde muito pequenos, a usar palavras mágicas como: obrigado, por favor, de nada…, mas ainda deixamos de lado o aprendizado da importância de reconhecer e valorizar o ser humano.

Talvez, por vivermos em uma sociedade em que a competição para ser melhor, para ter mais exposição, para muitas “curtidas”, é muito presente, reconhecer o próximo no que ele é superior a   nós e, por isso, a ajuda recebida foi tão valorosa, pode dar a impressão de que somos menos.

Observe, não é impressão. É verdade, somos menos. Muitas vezes, menos é mais! Com isso, deixamos nosso egoísmo e apego menos forte. Sim, menos arrogância, para uma vida de muito mais prosperidade.

Quanto mais reconhecermos o valor de todos que estão em nosso caminho, que ajudam e contribuem, mais fortes seremos. Temos certeza de que lembramos de cada pessoa que nos ajudou com extremo carinho, mas, são gigantes as minhas dúvidas se, realmente, expressamos nossos reconhecimentos e nossa gratidão. Entristecemo-nos ao ver, que muitos, assim como, por vezes, também fizemos, só reconhecem o valor ao perder.

Sim, somos extremamente gratos em receber ajuda para nossas conquistas, mas, talvez, um pouco menos generosos do que devíamos ser em elogiar e reconhecer as pessoas.

E você, já elogiou e reconheceu quem o ajudou hoje? Pense novamente: grandes ajudas vêm na forma de um simples café, trazido para uma breve folga que irá recuperar nosso fôlego. Simples assim, reconheça quem faz seu dia melhor!

Fernando dos Reis é Coach e Gestor de equipes de alto desempenho, com foco no desenvolvimento pessoal, aplicados na vida real. Ao desenvolvermos nossos comportamentos buscando Liderança Pessoal, Atitudes Vencedoras e como nos Reenergizar de forma simples, conseguiremos alcançar nossas metas com o equilíbrio necessário.

Programa Inova 360

Programa Inova 360
Programa Inova 360

Perguntas e comentários podem ser enviados em meu instagram em: @fernando.dos.reis

Fernando dos Reis é Coach e Gestor de equipes de alto desempenho, com foco no desenvolvimento pessoal, aplicados na vida real. Ao desenvolvermos nossos comportamentos buscando Liderança Pessoal, Atitudes Vencedoras e como nos Reenergizar de forma simples, conseguiremos alcançar nossas metas com o equilíbrio necessário.

Perguntas e comentários podem ser enviados em meu instagram em: @fernando.dos.reis