Novo S60 tem versão híbrida plug-in: saiba por que ela é sustentável, prática e econômica


Motorista conta com várias alternativas para carregar o motor elétrico e aproveitar suas vantagens. Praticidade, economia, conforto, cuidado com o meio ambiente. São várias as vantagens de um carro híbrido. Modelos de última geração, como o novo Volvo S60 na versão T8 R-Design, destacam-se pela facilidade para carregar a bateria do motor elétrico e o silêncio do motor, entre outros atributos.
Primeiro sedan híbrido plug-in de sua categoria, o S60 tem seu motor elétrico de 87 cavalos alimentado por uma bateria de lítio de alta capacidade (11,6kWh). Para carregá-la, há diversas opções, o que garante ao motorista não ficar “na mão” quando a carga está próxima do fim.
Como o S60 é plug-in, é possível conectá-lo à tomada, um procedimento que pode ser feito na comodidade de casa, já que o carro vem com um cabo de 4,5 metros para fazer o carregamento. O tempo para alimentar totalmente o motor elétrico varia entre três e sete horas, de acordo com a intensidade da corrente elétrica. No caso de uma corrente de 16 amperes, bastam três horas de carga para completar a bateria, em um processo nem um pouco dispendioso: custa entre R$ 7 e R$ 10 para “encher o tanque” do motor elétrico (o valor varia de acordo com o custo da energia elétrica nas diferentes cidades).
A alternativa plug-in, porém, não é a única para alimentar a bateria. Quando o veículo freia ou anda sem aceleração, um gerador converte a energia cinética em elétrica. O motorista ainda pode acionar a função Charge, em que o motor de combustão carrega o elétrico, ou a Hold, em que o carro guarda a energia da bateria para uso posterior.
A motorização elétrica torna a versão híbrida do S60 mais confortável para enfrentar os engarrafamentos das grandes cidades, já que o nível de ruído é mais baixo. Quando o motorista seleciona o modo de condução Pure, em que o carro funciona apenas com o motor elétrico, o barulho é quase imperceptível. À despoluição sonora soma-se a despoluição do ar, já que estima-se que carros híbridos cortam emissões nocivas ao meio ambiente em até 90%.
Da economia à sustentabilidade, passando pela facilidade de carregamento do motor elétrico, o novo Volvo S60 T8 R-Design une o silêncio do motor elétrico com o desempenho do motor a combustão para dar ao motorista tudo o que ele espera de um sedan esportivo.
Quer saber mais sobre o S60? Clique aqui para conferir todas as funcionalidades.