Novo Mercedes-Benz Classe S pode rodar sozinho e tem airbags nos bancos traseiros


Veículo mais luxuoso da empresa chegará ao Brasil no segundo semestre de 2021. Mercedes-Benz Classe S
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O Classe S, veículo mais luxuoso da Mercedes-Benz teve a nova geração revelada nesta quarta-feira (2). O sedã também passa a ser o modelo mais tecnológico da marca alemã, e chega ao Brasil no segundo semestre do ano que vem.
Para ter uma ideia da importância do Classe S, o material com as informações para a imprensa que a Mercedes-Benz divulgou possui 85 páginas. Normalmente, os informativos não passam de 10 páginas.
Semi-autônomo nível 3
Todo esse material explica as inovações que o sedã executivo traz. Talvez a mais notável seja o modo de condução semi-autônomo de nível 3. Com ele, o veículo pode rodar sem a interferência do motorista em algumas situações.
O chamado de Drive Pilot pode pilotar o Classe S em vias com velocidade de até 60 km/h. Quando acionado, o sistema controla a velocidade e a distância, além de orientar o veículo dentro de sua faixa e respeitar os sinais de trânsito, além de reconhecer situações inesperadas de tráfego e lidar com elas de forma autônoma por meio de ações evasivas dentro de sua faixa ou ação de frenagem.
Até aí, alguns outros veículos semi-autônomos também cumprem as mesmas funções. A mudança é que no Classe S, o veículo assume o controle, em vez de o motorista. Segundo a Mercedes-Benz, a operação é segura, e conta com a ajuda de um conjunto de sensores, lidares, radares e mapas em alta definição.
Telas para todos
Outra novidade são os airbags traseiros, inéditos no mercado. Eles se abrem em forma de asas, e prometem segurança única para quem viaja no banco de trás. Aliás, no caso do Classe S, a maior parte dos clientes.
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Em vez de botões, o interior do Classe S agora pode receber até 5 telas. Duas delas funcionam como head-up display.
A tela maior projeta conteúdos de realidade aumentada diretamente na faixa da rolagem, a uma distância de 10 metros. De acordo com a Mercedes, a área de exibição é equivalente a uma tela de 77 polegadas.
Projeções feitas pelo Mercedes-Benz Classe S no campo de visão do motorista
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O Classe S ainda estreia a segunda geração do assistente virtual da Mercedes, chamado de MBUX. Agora, algoritmos de aprendizagem e câmera voltadas para os ocupantes são capazes de identificar e antecipar desejos e intenções dos ocupantes.
Isso acontece com a interpretação do movimento de cabeça, mãos e linguagem corporal. A partir daí, o carro poderá responder com as funções correspondentes do veículo.
A Mercedes deu alguns exemplos. Se o motorista estiver procurando algo no banco do passageiro dianteiro, o carro pode acender automaticamente a luz direcional. Caso queira ajustar um dos espelhos externos, o motorista pode olhar para o retrovisor e realizar o ajuste.
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A conectividade ainda vale para casas conectadas. Isso porque o carro também poderá interagir, permitindo ajustes de ventilação e iluminação. Caso a residência tenha sensores de movimento, o veículo pode informar o usuário sobre visitantes indesejados.
A lista de itens de conforto ainda não acabou. Os bancos dianteiros possuem um programa bastante variado de ajustes elétricos. Para isso, 19 motores são responsáveis pelos 8 níveis de posição, 10 programas de massagem e pela ventilação.
Nem tão novidade no mercado é o eixo traseiro direcional, agora disponível no Classe S. No caso do sedã, as rodas podem virar até 10 graus, reduzindo o diâmetro de giro em até 2 metros – algo considerável em um carro de mais de 5 metros de comprimento.
Ainda maior – e híbrido
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Aliás, o Classe S cresceu 5,4 cm, chegando a 5,17 m de comprimento. Maior ainda foi o crescimento da distância entre-eixos. São 3,10 m, ou 7,1 cm a mais do que na geração anterior. Largura, com 1,95 m, altura, com 1,50 m e porta-malas, com 550 l, também estão maiores.
Apesar de toda a tecnologia, o Classe S continua sendo um carro. E carros têm motores. No caso do sedã, por enquanto, há apenas propulsores de 6 cilindros em linha, movidos a gasolina ou diesel.
Os modelos a gasolina possuem 367 cavalos ou 435 cv, e são auxiliados por unidades elétricas, capazes de entregar 22 cv adicionais em condições específicas, como na partida.
Já as variantes a diesel têm 286 cv ou 330 cv. A Mercedes ainda diz que V8 a gasolina e um híbrido estarão disponíveis “logo em seguida”.
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