Novo edital do Programa Mais Médicos tem vagas para 6 cidades de SC

Municípios de Água Doce, Campo Erê, Lebon Régis, Presidente Nereu, Vitor Meireles e Major Vieira são contemplados. 6 cidades de SC devem ter vagas preenchidas com lançamento de edital do Mais Médicos
Um novo edital do Programa Mais Médicos, documento lançado nesta segunda-feira (13) pelo Ministério da Saúde, prevê vagas para seis municípios catarinenses: Água Doce, Campo Erê e Lebon Régis, no Oeste, Presidente Nereu e Vitor Meireles, no Vale do Itajaí, e Major Vieira, no Norte. As cidades contempladas são consideradas com alto índice de vulnerabilidade social. Há uma vaga para cada cidade.
Os médicos interessados e que tenham registro profissional brasileiro devem se inscrever entre 27 e 29 de maio no site do programa. Há uma vaga para cada cidade. A previsão é de que eles comecem a atuar na atenção básica nessas cidades em junho.
Caso sobrem vagas, as oportunidades serão estendidas, em um segundo chamamento público, aos profissionais brasileiros formados em outros países e que já tenham habilitação para o exercício da medicina no exterior.
Saída de Cuba
O edital é o segundo lançado pelo Ministério da Saúde desde a saída de Cuba do programa, anunciada em novembro de 2018. O primeiro foi aberto ainda em novembro do ano passado para preencher as 8.517 vagas em todo o Brasil deixadas pelos cubanos no programa. No total, 7.120 vagas foram preenchidas por brasileiros formados no país. Na segunda fase, lançada em dezembro, as vagas remanescentes foram oferecidas a médicos formados no exterior.
Dentre os médicos selecionados no primeiro edital, 1.052 desistiram do programa entre janeiro e março de 2019. O número representa 15% das vagas preenchidas por médicos brasileiros após a saída de Cuba.
Veja mais notícias do estado no G1 SC