Nasa transmite ao vivo o retorno à Terra de cápsula da SpaceX

Crew Dragon, da SpaceX, acoplada à Estação Espacial Internacional

Crew Dragon, da SpaceX, acoplada à Estação Espacial Internacional
EFE/EPA/NASA TV – 3.3.2019

A SpaceX realizou com sucesso o lançamento da Crew Dragon ao espaço e a acoplagem na Estação Espacial Internacional na semana passada. A próxima etapa será o retorno em segurança da cápsula à Terra. 

Os resultados positivos da missão podem significar o retorno dos lançamentos de missões tripuladas dos EUA. A última vez que astronautas foram ao espaço a partir de uma base norte-americana foi em 2011 abordo de um ônibus espacial da Nasa.

Desde então, são pagos milhões de dólares para utilizar bases militares e foguetes russos para enviar astronautas para a Estação Espacial Internacional na órbita do planeta.

“As equipes da SpaceX e da NASA têm trabalhado juntas há anos, e agora estamos lado a lado em salas de controle em todo o país para o lançamento, operações em órbita e, eventualmente, pousar a Crew Dragon aqui mesmo na costa da Flórida”, disse Steve Stich, gerente de lançamento e vice-gerente do Programa de Tripulações Comerciais da NASA.

Leia mais: Pesquisa culpa YouTube por espalhar teorias sobre Terra plana

Nesta fase inicial, a Crew Dragon levou o boneco Ripley, nome escolhido em homenagem à heroína dos filmes Alien, para avaliar as condições da viagem. Se tudo ocorrer bem, o próximo voo com tripulação levara os astronautas Bob Behnken e Doug Hurleyabordo em julho deste ano.

A entra da cápsula na atmosfera será transmitido ao vivo pela internet a partir das 9h30 desta sexta-feira (8).

sda