Músicas para descobrir em casa – ‘Saudade’ (Chico César e Paulinho Moska, 2009) com Maria Bethânia e Lenine


Capa de ‘Tua’, álbum de Maria Bethânia
Beti Niemeyer
♪ MÚSICAS PARA DESCOBRIR EM CASA – Saudade (Chico César e Paulinho Moska, 2009) com Maria Bethânia e Lenine
♪ Embora tenha entrado em cena na década de 1980, na cidade natal do Rio de Janeiro (RJ), como integrante do grupo vocal Garganta Profunda e depois como vocalista da banda Inimigos do Rei, Paulo Corrêa de Araújo – Paulinho Moska ou simplesmente Moska, como figura nos créditos dos discos e shows – cresceu e apareceu de fato ao longo dos anos 1990.
Em carreira solo desde 1992, Moska foi construindo e maturando o cancioneiro autoral a partir do álbum solo Vontade (1993). Moska é contemporâneo de Chico César e de Lenine, cantores e compositores que também entraram em cena nos anos 1980, mas despontaram somente na década de 1990.
Por isso mesmo, a gravação de Saudade – primeira e única parceria de Moska com Chico César – é especialmente relevante, e não somente por conta da beleza da canção em si, mas por reunir o trio.
Composta em 2008, a música foi lançada por Maria Bethânia no ano seguinte, no álbum Tua (2009), em gravação feita pela cantora com Lenine.
No arranjo do violonista Jaime Alem, então diretor musical de Bethânia, Saudade foi transposta para o universo musical ruralista por conta do toque da viola caipira de Alem. O acordeom de Toninho Ferragutti acentuou o toque rural da faixa.
Em primeiro plano, com emissões límpidas, as vozes de Bethânia e Lenine se alternaram no canto das estrofes da letra que alinha sucessivas definições poéticas para caracterizar a saudade, mote dos versos da canção.
Saudade foi regravada por Moska no álbum Pouco, lançado em 2010, mesmo ano em que Bethânia apresentou registro ao vivo solo da música no álbum ao vivo e DVD Amor, festa, devoção. Três anos depois, Moska também apresentou gravação ao vivo de Saudade no CD e DVD Muito pouco para todos (2013).
Curiosamente, Chico César nunca registrou Saudade na própria discografia.
♪ Ficha técnica da Música para descobrir em casa 42 :
Título: Saudade
Compositores: Chico César e Paulinho Moska
Intérprete original: Maria Bethânia com participação de Lenine
Álbum da gravação original: Tua
Ano da gravação original: 2009
Regravações que merecem menções: a da própria Maria Bethânia no álbum ao vivo e DVD Amor, festa, devoção (2010) e as de Moska no álbum Pouco (2010) e no CD ao vivo e DVD Muito pouco para todos (2013).
♪ Eis a letra da música Saudade :
“Saudade, a lua brilha na lagoa
Saudade, a luz que sobra da pessoa
Saudade igual farol, engana o mar, imita o sol
Saudade, sal e dor que o vento traz
Saudade, o som do tempo que ressoa
Saudade, o céu cinzento, a garoa
Saudade desigual
Nunca termina no final
Saudade, eterno filme em cartaz
A casa da saudade é o vazio
O acaso da saudade, fogo frio
Quem foge da saudade
Preso por um fio
Se afoga em outras águas
Mas do mesmo rio”