‘Muros com Arte’: projeto reúne desenhos de alunos de Piracicaba e grafita muros de escolas


Foram desenhos de três alunos selecionados que estamparam os muros das escolas estaduais Professor Adolpho Carvalho, Monsenhor Jerônymo Gallo e Professor José Romão. Projeto reúne desenhos de alunos de Piracicaba e grafita muros de escolas
Trazer cor aos muros das escolas por meio da arte. Esse é um dos objetivos do projeto “Muros com Arte” que, com o tema “alimentação saudável”, escolheu três desenhos de alunos de Piracicaba (SP) para grafitar os muros de três escolas da cidade.
Muro da Escola Estadual José Romão, com o desenho da aluna Rebeca Júlia Martins, de Piracicaba
Vitor Garcia / Horizonte
A iniciativa, que é da Horizonte Educação e Comunicação, em parceria com a Diretoria de Ensino Região de Piracicaba e patrocínio da Coop e da Secretaria de Estado da Cultura, teve início no mês de agosto, primeiro com oficinas educativas envolvendo alunos e professores de escolas públicas da cidade para conhecerem o tema e estimular a produção dos desenhos.
Na segunda etapa, os trabalhos dos alunos passaram por uma comissão julgadora e pelo voto popular.
Wilson de Souza Junior, aluno da Escola Estadual Professor Adolpho Carvalho, foi um dos vencedores de Piracicaba no projeto ‘Muros com Arte’
Vitor Garcia / Horizonte
Os três desenhos vencedores dos alunos Wilson de Souza Junior (escola Professor Adolpho Carvalho), Gabriele Gazzi Martins Lopes (escola Monsenhor Jerônymo Gallo) e Rebeca Júlia Martins (escola Professor José Romão) foram transformados em grafite nos muros de suas respectivas escolas estaduais, nos dias 27, 28 e 29 de setembro.
Gabriele Gazzi Martins Lopes, aluna da Escola Estadual Monsenhor Jerônymo Gallo, foi uma das vencedoras do projeto ‘Muros com Arte’, em Piracicaba
Vitor Garcia / Horizonte
“O tema era alimentação saudável, então foi meio que na criatividade que eu pensei em fazer três mulheres comendo da comida saudável à ruim e dividi do vermelho ao verde”, explicou uma das vencedoras, a Rebeca, sobre seu processo de criação.
Foram mais de 1,1 mil alunos do ensino fundamental II envolvidos, 135 trabalhos inscritos e 17 finalistas selecionados pela comissão organizadora do projeto sob os critérios de criatividade, originalidade, pertinência ao tema e desenvolvimento pedagógico.
“A sensação de participar do projeto e ter o desenho de uma aluna premiado é uma satisfação enorme. Você trabalha com eles instigando a criatividade, essa forma de expressão e vê que esse seu trabalho deu resultado. É gratificante”, declarou o Felipe Trvilin, professor de artes de uma das escolas ganhadoras, a José Romão.
Alunos da Escola Estadual José Romão, de Piracicaba, na execução da pintura do muro
Júlia Heloisa Silva/G1 Piracicaba
Além dos ganhadores do projeto, foram selecionados outros 17 alunos finalistas de cada escola para ajudar na pintura do muro, com a monitoria do artista muralista e visual Diogenes Moura.
“É um projeto que traz grandes oportunidades e propõe conexões através de uma linguagem contemporânea da arte, que tem uma história de marginalização e hoje ela trabalha como viés de educação, também”, constatou o artista.
Durante a ação do projeto, o dirigente regional de ensino, Fábio Negreiros, esteve presente para acompanhar a execução dos trabalhos nas escolas
“Estamos valorizando a cultura utilizando os muros que as escolas já têm, atendendo a vontade dos alunos de produzirem seu grafite, o que acaba embelezando a cidade”, afirmou.
” Eu fiquei muito feliz! É uma coisa que nunca aconteceu na minha vida”, expressou Rebeca.
O atista e munitor do projeto ‘Muros com Arte’, Diogenes Moura
Vitor Garcia / Horizonte
Muros com Arte
“Muros com Arte” é uma iniciativa cultural que promove o estudo da arte e a realização de obras de grafite em muros de escolas públicas.
Os participantes são alunos do ensino público que passam por oficinas de trabalho sobre um tema ligado à qualidade de vida e produzem desenhos que concorrem à possibilidade de ter sua criação transformada em um grafite nos muros da escola onde estudam.
Rebeca junto de seus colegas em frente ao muro pronto do projeto ‘Muros com Arte’, na escola de Piracicaba
Vitor Garcia / Horizonte
Mais tarde, os trabalhos serão mostrados em uma exposição itinerante pelas cidades de Piracicaba, São Caetano do Sul (SP), São José dos Campos (SP) e Sorocaba (SP), que são as cidades escolhidas para o projeto.
“Muros com Arte” foi criado pela Horizonte Educação e Comunicação e tem o patrocínio da Coop e da Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural. A Horizonte desenvolve e implanta, desde 1993, projetos em escolas de todo Brasil.
Para mais informações sobre o “Muros com Arte”, é só acessar ao site do projeto.
*Sob a supervisão de Rodrigo Pereira
VÍDEOS: Fique por dentro do que acontece nas cidades da região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba