Mu Carvalho põe inéditas, ‘Sapato velho’ e parcerias com Moraes Moreira no cesto do álbum ‘Alegrias de quintal’


♪ “Eu como devoto trago um cesto de alegrias de quintal”, anunciou A cor do Som, dando voz a verso escrito por Gilberto Gil para o então inédito funk-disco Palco, música do compositor apresentada pela banda ao Brasil no quarto álbum, Transe total, de 1980.
Criada pelo tecladista, arranjador e produtor musical Maurício Magalhães de Carvalho, o Mu, a introdução da gravação original de Palco reverbera no tema instrumental que batiza álbum do artista, Alegrias de quintal.
Programado para ser lançado na sexta-feira, 16 de julho, em edição do selo Boogie Woogie, o álbum Alegrias de quintal teve o título extraído do mencionado verso da letra de Gil. A capa expõe arte criada por Batman Zavarese a partir de foto de Leo Aversa.
Aos 64 anos, completados em 8 de junho, Mu Carvalho volta ao mercado fonográfico com disco em que recicla repertório autoral antigo, além de apresentar duas músicas inéditas.
Novidades do álbum, as músicas A voz de um amigo e Simplesmente pode acontecer ostentam melodias de Mu letradas por Tuca Oliveira, sendo que a primeira também traz o nome do compositor sueco Jonas Myrin nos créditos da música originalmente escrita em inglês. As duas músicas inéditas foram gravadas com adesões vocais do próprio Tuco Oliveira e de Ana Zingoni, respectivamente.
Capa do álbum ‘Alegrias de quintal’, de Mu Carvalho
Leo Aversa com arte de Batman Zavarese
Formando quarteto com os músicos Julio Raposo (guitarra), Lancaster Lopes (baixo) e Pedro Mamede (bateria), Mu Carvalho (voz e teclados) repagina duas parcerias do artista com Moraes Moreira (1947 – 2020), Semente do amor – música lançada pela Cor do Som no já mencionado álbum Transe total (1980) – e Swingue menina, do disco anterior da banda, Frutificar (1979).
A lembrança das músicas com Moraes Moreira é emblemática, pois a semente da A Cor do Som é a banda criada em 1975 para tocar com o artista quando Moraes iniciava carreira solo após sair do grupo Novos Baianos em 1974.
Parceria de Mu com Evandro Mesquita que batizou álbum lançado pela Cor do Som em 1982, Magia tropical também reaparece no cesto de Alegrias de quintal ao lado de duas regravações de Sapato velho (Mu Carvalho, Claudio Nucci e Paulinho Tapajós, 1978).
Música lançada em disco pelo Quarteto em Cy e popularizada pelo grupo Roupa Nova em gravação de 1981, Sapato velho ganha versão cantada, com a voz de Zé Renato, e registro instrumental com Mu ao acordeom.
Desde 1994 contratado pela TV Globo para compor e produzir temas para trilhas sonoras de novelas e séries, Mu Carvalho lança o álbum Alegrias de quintal enquanto trabalha na música original da próxima novela inédita das 21h, Um lugar ao sol, prevista para estrear em novembro.